Cotidiano

Empresa completa 39 anos de serviço a Roraima

No setor habitacional, a Codesaima não é mais responsável pela construção das casas, mas em parceria com a Caixa Econômica Federal, ainda tem presença efetiva em programas habitacionais como o “Minha Casa Minha Vida”.  De 2009 até 2015 foram entregues 451

Nesta quarta-feira, dia 3, a Companhia de Desenvolvimento de Roraima (Codesaima), completa 39 anos de atuação no Estado. Por conta das constantes denúncias de supostas irregularidades, desde de setembro, a empresa está sob intervenção da Justiça do Trabalho, que nomeou o capitão da PMRR (Polícia Militar de Roraima), Diego Bezerra, como diretor presidente interventor judicial da Companhia.

Apesar do pouco tempo à frente da Companhia Diego tem se empenhado juntamente com sua equipe de intervenção em reorganizar a empresa. Para isso, a equipe interventora tem o prazo de até 180 dias para sanar as deficiências existentes no local.

A EMPRESA–No antigo Território Federal de Roraima, foi criada no dia 3 de outubro de 1979 a Codesaima (Companhia de Desenvolvimento de Roraima) pelo ex-governador Ottomar de Souza Pinto. A empresa, genuinamente roraimense, tinha a finalidade de suprir as necessidades da pequena população de Roraima e promover o desenvolvimento desta terra.

A Codesaima desde seu início participou de setores importantes da economia como a habitação, mineração, produção de alimentos e de insumos. Na habitação, entre os anos de 1979 e 1982, foram construídos pela Companhia, 4.565 residências, em 23 conjuntos habitacionais em Boa Vista, Mucajaí e Caracaraí.

Em 1982, foi inaugurado o Mafir (Matadouro e Frigorífico Industrial de Roraima). Mesmo com 36 anos de construção, o matadouro ainda é um dos principais abatedouros de Roraima. Possui 19 currais com a capacidade para receber até 600 reses; sete câmaras frigoríficas que conservam até 120 carcaças cada uma; duas caldeiras; sala de expedição; sala de abate; setor para abate de suínos; salas de tratamento de miúdos e de retirada de couro, entre outras dependências, como cozinha, refeitório e setor administrativo. Atualmente o Mafir é fiscalizado pela ADERR (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima).

A partir dos anos 2000 a empresa passou por dificuldades que resultaram no projeto de liquidação enviado, em 2007, à Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) por Ottomar Pinto no seu terceiro mandato como governador.

Vários setores da Empresa foram desativados ou tiveram sua gestão terceirizada. Mesmo neste período, o Mafir permaneceu sob a administração da Codesaima e funcionando.

Em 2009, a extinção foi suspensa e a Codesaima reiniciou seus trabalhos com uma nova política de não interferir diretamente no setor produtivo e sim de fomentar e apoiar a iniciativa privada.

No setor habitacional, a Codesaima não é mais responsável pela construção das casas, mas em parceria com a Caixa Econômica Federal, ainda tem presença efetiva em programas habitacionais como o “Minha Casa Minha Vida”.  De 2009 até 2015 foram entregues 4514 moradias,

O Mafir, que hoje tem concorrentes diretos no setor de produção de carnes, ainda continua sendo uma opção para produtores pois conta com a experiência de 35 anos de abate, uma boa estrutura, a proximidade com Boa Vista, o principal mercado consumidor por possuir funcionários capacitados e treinados para atuarem em todas as etapas da matança de animais e a garantia do SIE (Selo de Inspeção Estadual). As taxas de resfriamento foram abolidas e o matadouro é o único com certificado para fazer abates de suínos.