Cotidiano

Eletrobras lança plano de demissão voluntária

De acordo com a presidência, medida é para diminuir gastos da estatal

A Eletrobras lançou hoje, 11, o Plano de Demissão Consensual (PDC) voluntária. Com o objetivo de desligar em torno de 2,5 mil funcionários em outubro. De acordo com a presidência nacional da estatal, a estimativa de custos com o programa de demissões é de R$ 1 bilhão com a redução do quadro de funcionários.

Entre as propostas feitas pela empresa é do pagamento da multa do FGTS, somado ao aviso prévio correspondente a três salários do servidor, mais 50% relativos à soma dos valores da multa e do aviso prévio, além de cinco anos de plano de saúde. Os funcionários que tenham, no mínimo, dez anos de vínculo empregatício, considerando o limite até 14 de dezembro de 2018 ou os servidores anistiados ou reintegrados à empresa por meio da Comissão Especial Interministerial de Anistia.

Em São Paulo, Ferreira Júnior apontou que em 2016, quando chegou à empresa, havia 24 mil funcionários e é possível que até o final do ano o número chegue a apenas 12 mil. Dentre esse número, seis mil estão nas distribuidoras da Eletrobras, que estão passando pelo processo de venda, e outros cinco mil estão deixando a companhia em programas de demissão e aposentadoria incentivada.

RORAIMA – Por meio de nota, a Eletrobras Distribuição Roraima respondeu que o PDC será apenas para os funcionários da holding, não incluindo os empregados da distribuidora.