Esporte

Campeonato Roraimense Profissional 2020 será mais curto

Apenas quatro clubes irão disputar o Roraimão do ano que vem; Previsão de início será metade de fevereiro

O Campeonato Roraimense de Futebol Profissional 2020 será mais curto segundo a Direção de Competições da FRF (Federação Roraimense de Futebol). O Estadual contará apenas com participação de quatro clubes o que praticamente confirma a expectativa da entidade. 

De um total de nove clubes, estão confirmadas no Estadual do ano que vem as equipes: São Raimundo, Rio Negro, Atlético Roraima e GAS (Grêmio Atlético Sampaio). Além delas, o Baré está com as documentações regularizadas junto a CBF (Confederação Brasileira de Futebol), porém, o time barelísta não confirmou sua participação em tempo hábil ocasionando desistência.  

Ríver, Náutico, Progresso de Mucajaí e Associação Esportiva Real do município de São Luiz, ainda seguem com pendência e precisam regularizar e atualizar seus estatutos, além de providenciar a quitação das taxas de anuidades junto a CBF.

De acordo com a Direção de Competições da FRF, O Campeonato Estadual tem previsão de início para 14 de fevereiro e encerramento para 27 de março, sendo, portanto curto. O formato de como será a disputa ainda será definido em uma futura reunião com os clubes envolvidos. 

O campeão estadual de 2020 garante vaga no Campeonato Brasileiro Série D e Copa do Brasil de 2021. Além de se garantir nas competições do ano subsequente, o campeão também será o representante do Estado na Copa Verde, só que de 2020. O vice-campeão fica com a vaga na Série D de 2021. 

O representante de Roraima na Série D do ano que vem será o São Raimundo, campeão de 2019. A outra vaga é do Baré, caso não participe quem herda a vaga é o Atlético Roraima.