Esporte

Calendário de Competições da Natação roraimense é divulgado

A Assembleia Geral Ordinária da Fedar (Federação dos Desportos Aquáticos de Roraima) aprovou o calendário de competições locais para a temporada 2020, de modo que apenas os torneios do primeiro semestre foram definidos. 

De acordo com a presidente da entidade, Teca Marinho, tudo faz parte de uma grande elaboração. “Este ano modificamos alguns eventos para tentar juntar planejamentos, tanto dos clubes como o da federação”, explicou. 

A novidade da vez é que a Assembleia está relacionada à nomenclatura das competições para temporada 2020. Alguns mudaram para incluir nomes de atletas que contribuíram na área esportiva de natação em Roraima. Foi o caso do Torneio de Velocidade – Troféu Flamarion Vasconcelos, conhecido como Torneio Boto Preto, que agora passa a se chamar Campeonato de Natação Eduardo Amorim – Troféu Flamarion Vasconcelos. Houve ainda outras três mudanças: o da Copa Roraima Absoluto e Festival de Fundo Mirim/Petiz – Troféu Flávia Cantanhede; Campeonato de Natação – Troféu Gabriela Chaves Martins; e da I Etapa do Circuito de Maratonas Aquáticas – Troféu Silvio Monteiro.

Um dos grandes nomes do desporto aquático em Roraima, Flávia Cantanhede recebeu a notícia com surpresa. 

“Sei que existem muitos nomes de peso na natação, me sinto honrada em fazer parte desse roll e ter uma competição local me homenageando. Sou muito grata e espero que a gente possa ser inspiração para novas gerações de nadadores do nosso estado”, contou.

Para Silvio Monteiro, treinador do Sinpol, a indicação teve um peso a mais, pois seu nome é o mesmo de seu filho, o atleta Silvio Monteiro que é destaque nas maratonas aquáticas. 

“Minha felicidade é tamanha porque além de ser um excelente atleta, conseguindo resultados expressivos para Roraima, o nome que já está na minha família por três gerações vai poder perpetuar na história esportiva”, disse. 

Confira o calendário abaixo: