Saúde e Bem-estar

Dores nas costas atinge 80% da população brasileira

Mesmo que não pareça ser algo tão sério, é importante buscar ajuda médica

Dores nas costas é um incômodo muito frequente no cotidiano de diversas pessoas. Dados da Organização da Saúde mostram que 80% da população brasileira reclama do problema que pode ser provocado por diversos fatores. Segundo a Fundação Oswaldo Cruz, 36% da população do Brasil foi atingida pela forma crônica da doença.

A fisioterapeuta Ana Paula Monteiro, do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, afirma que as pessoas erram quanto à postura em lugares onde sua permanência poderá ser de grande jornada. Ela alerta para os perigos de ficar sempre na mesma posição como, por exemplo, dentro de um ônibus, carro, sala de aula ou no trabalho.

Segundo a fala de Ana, é possível resolver o problema a partir do momento em que o indivíduo passa a se locomover com mais frequência e permanecer por menos tempo na mesma posição. Ela dá o exemplo da rizartrose, conhecida como uma das doenças do mundo tecnológico. Explica que se trata de uma artrose que afeta os ossos dos polegares em razão do uso do celular.

Dados da Organização da Saúde mostram que 80% da população brasileira reclama do problema (Foto: Divulgação)

Com a rotina acelerada nas empresas, os trabalhadores ficam por muito tempo na mesma posição, principalmente os que trabalham sentados. Este é o grupo de pessoas que se queixa de dores nas costas. Nesse caso, é importante buscar orientações sobre como manter uma postura adequada para garantir mais qualidade de vida no trabalho.

De acordo com os profissionais de fisioterapia e ortopedia, permanecer por um longo tempo na mesma posição pode trazer sérios problemas de saúde para a pessoa, entre eles, a má circulação. Se essa situação se enquadra em seu caso, veja abaixo dicas que podem ser úteis para eliminar as dores nas costas.

Mesmo que não pareça ser algo tão sério, é importante buscar ajuda médica, pois somente o médico da área vai indicar o tratamento correto e específico para cada particularidade clínica.

Deitar em colchão duro pode aliviar as dores (Foto: Divulgação)

No caso desse profissional indicar um tratamento por meio de fisioterapia, é necessário que seja realizado por profissionais capacitados e experientes na área de contato com os pacientes.

DICAS

● Deitar em colchão duro por 10 minutos com as pernas apoiadas na cabeça;

● Dormir com um travesseiro que sustenta o pescoço e outro entre as pernas;

● Fazer compressas de água morna na parte do corpo que está doendo por um período de 20 minutos, isso pode ajudar a relaxar os músculos;

● O banho quente também ajuda, uma vez que a pressão da água cai sobre o local da dor;

● Ao sentar-se, procure não cruzar as pernas;

● As cadeiras devem ter altura adequada para o apoio dos pés no chão;

● É importante levantar a cada hora e fazer movimentos com os quadris;

● Não fazer alongamentos ou colocar a coluna no lugar com pessoas não especializadas nesse tipo de atividade, pode causar grandes consequências.

Publicidade