Cotidiano

Dois profissionais desistiram de atuar no interior de RR

Situação aconteceu nos municípios de Bonfim e Caracaraí, com uma vaga em ambas localidades; restante das vagas foi preenchida, segundo Ministério da Saúde

De 72 vagas disponíveis para Roraima no novo edital do programa Mais Médicos, apenas os municípios de Bonfim e Caracaraí tiveram desistência dos profissionais, resultando em duas vagas em aberto. Os motivos alegados pelos médicos, segundo o Ministério da Saúde, foram por incompatibilidade de horário com outras atividades profissionais ou receberam nova proposta de trabalho.

Os dados atualizados do Ministério apontam que até esta quinta-feira, 6, foram registradas 314 desistências no Brasil. As inscrições seguem em aberto até hoje, 7, para os profissionais com registro brasileiro. A Região Norte ainda tem 115 vagas que não foram preenchidas, sendo a maior parte delas no estado do Amazonas, com 94 vagas desocupadas, destacando o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alto Solimões, com 22 vagas restantes.

Em todo programa foram contabilizadas 35.716 inscrições iniciais, desse número, 8.402 profissionais foram alocados nos municípios e comunidades indígenas. Até o momento, tiveram 1.634 médicos que já entregaram as documentações necessárias, porém, ainda não iniciaram as atividades.

Já dos profissionais homologados e que tiveram as atividades iniciadas, totalizaram em 2.315 até esta quinta-feira. De acordo com o Ministério da Saúde, foram homologados 1.609 municípios para contratação imediata dos profissionais de saúde. Durante o processo seletivo, os médicos deveriam escolher o município do interesse de atuação, essa escolha não poderia ser mudada.

Conforme o Ministério da Saúde, o órgão “está fazendo todas as medidas necessárias para garantir a assistência aos brasileiros que antes eram atendidos por médicos da cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)”. O Ministério disse que o edital do programa é uma seleção para ocupação de vagas de médicos nos municípios e que os participantes possuem autonomia em assumir ou não a vaga selecionada.

“Os profissionais têm até o dia 14 para apresentação nos municípios. Em caso de necessidade, o Ministério da Saúde irá realizar novas chamadas até que complete o quadro de vagas do programa”, ressaltou em publicação.

PRAZO – No edital, estão sendo ofertadas 8.517 vagas para atuação em 2.824 municípios e 34 DSEIs. Os profissionais receberão salário de R$ 11,8 mil e um adicional de custo inicial entre R$ 10 mil e 30 mil para deslocamento para o município de atuação. O prazo curto para as inscrições e atuações imediatas, que deve acontecer até 14 de dezembro, foi uma ação emergencial criada pelo Governo Federal para que a população não ficasse prejudicada.

O governo cubano decidiu em descontinuar o programa no Brasil por não concordar com as declarações do presidente eleito, Jair Bolsonaro, em relação à atuação dos médicos cubanos que atuavam dentro do Mais Médicos. A ação resultou em mais de oito mil profissionais saindo do país de forma imediata. (A.P.L)

Publicidade