Política

Dois candidatos disputam superintendência do Sebrae

Pleito terá treze candidatos concorrendo a cinco cargos; posse dos eleitos está prevista para 1º de janeiro

A eleição para escolha dos novos dirigentes do Sebrae Roraima vai ocorrer nesta sexta-feira, dia 7, e apesar de o colégio eleitoral ser de apenas 15 votos, a disputa entre os candidatos está acirrada. A escolha dos novos diretores será realizada a partir das 9h, no prédio da instituição, localizado na avenida Major Williams, 680, bairro São Pedro. A eleição acontecerá durante reunião, que terá duas sessões extraordinárias. Na primeira, será eleito o novo presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) e, na segunda, a Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal.

A iniciativa privada tem a maioria dos votos, mas poucos candidatos são realmente ligados à área empresarial. No total foram 13 candidatos inscritos, disputando cinco cargos na diretoria. O cargo de presidente do Conselho Deliberativo tem candidatura única de Jadir Corrêa da Costa, que atualmente ocupa o cargo de vice-presidente da Federação do Comércio de Roraima (Fecomércio).

Dois candidatos concorrem ao cargo de diretor-superintendente: o empresário Weberson Reis Pessoa, atual presidente da Agência de Desenvolvimento de Roraima (Desenvolve RR) e a servidora pública Luciana Surita, que disputa a reeleição. Na diretoria técnica são candidatos Maria Cristina de Andrade Souza, Dorete Schemeling Padilha e Paulo Cezar Braid de Melo.Para o cargo de diretor administrativo e financeiro, o candidato é Almir Sá.

O Conselho Fiscal é disputado por seis candidatos, entre titulares e suplentes: Fabiano Macedo Garcia e Florêncio Costa de Melo, ambos da Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan); Andrea Simone Matos de Barros, da Fecomercio; Celijane Cidade Carneiro, do Serviço Nacional do Comércio (Senac); e Maria Auxiliadora de Souza Moraes e Fernanda dos Santos Rodrigues de Oliveira, ambas da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Roraima (Faerr).

A posse dos eleitos está prevista para 1º de janeiro, que vão cumprir mandato para o quadriênio 2019-2022.

Weberson Pessoa aposta no empreendedorismo

Weberson atua há mais de dez anos no mercado (Foto: Divulgação)

O cargo de superintendente do Sebrae é disputado também por Weberson Reis Pessoa, único empresário a concorrer ao cargo. Administrador de Empresas com MBA em Administração Estratégica e com mais de dez anos de atuação, é diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento de Roraima e diretor da Associação Brasileira dos Bancos de Desenvolvimento (ABDE). Também foi Sócio Proprietário das empresas Bosh Car Service e da Diamond Motors e sócio proprietário da Chery Diamond, além de ter sido membro da Associação Jovem Empreendedor (AJE) e filiado à Confederação Nacional dos Jovens Empresários.

Representante do Desenvolvimento Econômico do Estado de Roraima, seu foco será atuar principalmente com gestão participativa, inovadora e estratégica. Além de priorizar e manter a honestidade e credibilidade em todos os seus atos.

Para o candidato, o Sebrae Roraima precisa se aproximar mais dos micro e pequenos empresários, de forma a contribuir com o sucesso empresarial de milhares de empreendedores que existem em Roraima. “Não podemos continuar deixando que várias empresas encerrem suas atividades todos os meses, como vem acontecendo em Roraima, pois cada empresa fechada significa que perdemos um empreendedor que iniciou seu negócio com seu nome limpo, expectativas, sonhos, e que provavelmente agora está com dívidas e sem renda familiar”.

À Folha, Pessoa disse que o Sebrae tem o dever, responsabilidade e recursos, para frear essas situações que acontecem em Roraima. “Faz-se necessário começar a utilizar as ferramentas e recursos disponíveis de forma imediata, como por exemplo o Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas – Fampe, que não é utilizado como deveria e a maioria dos empresários nem sabe da sua existência. O Fampe pode garantir de forma complementar até 80% de um financiamento junto a uma instituição financeira conveniada, dependendo do porte empresarial e da modalidade de financiamento, cujas faixas de garantia (aval) variam de R$ 10 mil a R$ 700 mil. Muitos destes empreendedores que estão falindo todos os meses em Roraima poderiam receber qualificação de gestão e no final deste processo serem avaliados pelo Famp e para terem acesso a crédito junto às instituições financeiras”, concluiu.

Luciana Surita está no cargo há oito anos

Luciana é formada em Medicina Veterinária (Foto: Divulgação)

A servidora pública Luciana Surita é filha da prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, e está no cargo há oito anos, após suceder seu irmão por afinidade Rodrigo Jucá, filho do senador Romero Jucá, que ocupou a superintendência por três anos e três meses. Se for reeleita, o clã Surita-Jucá ocupará a direção do Sebrae por 15 anos consecutivos. Luciana possui graduação em Medicina Veterinária e foi secretária Municipal de Gestão Ambiental e Assuntos Indígenas da Prefeitura de Boa Vista e presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia de Roraima.

Foi indicada pelo Sistema Fier e busca o desenvolvimento dos Pequenos Negócios e do Estado de Roraima, com foco na Excelência da Gestão, Transparência, Compromisso com Resultados, Inovação e Sustentabilidade.

À Folha, Luciana afirmou que, durante o mandato atual, trabalhou com os setores econômicos de Comércio, Indústria, Serviço, Agronegócios, além de Inovação e Educação Empreendedora. “Sempre com o foco no desenvolvimento, na competitividade, na gestão dos empreendimentos, buscamos a permanência dos pequenos negócios no mercado local, diante da crise econômica que atingiu o país”, frisou.

Ela disse que para o futuro trabalhará no Sebrae de acordo com o Planejamento Estratégico estabelecido e aprovado pelos Conselhos Deliberativos Estadual e Nacional. “Será contemplado o atendimento das cadeias produtivas de Alimentos e Bebidas, Economia Digital, Moda, Turismo, Saúde e Beleza, Educação Empreendedora, além de atividades empreendedoras de relacionamento com o cliente, tendo como foco principal o desenvolvimento dos Pequenos Negócios que atuam como elos dessas cadeias”, concluiu.