Saúde e Bem-estar

Doença atinge mais mulheres do que homens

Médico Cesar Penna explica os sintomas da doença

Após uma certa idade, o ciclo de remodelação óssea é alterado, havendo mais reabsorção do que formação óssea. Isso resulta em ossos mais frágeis e propensos a fraturas. Esses sintomas são conhecidos como osteoporose.

De acordo com o endocrinologista César Penna, no organismo, existe um ciclo constante de reabsorção de osso velho e formação de osso jovem. Esse ciclo é chamado de “ciclo de remodelação óssea”.

“Os osteoclastos começam a reabsorver osso mais rápido e os osteoblastos não conseguem preencher os buracos que estão sendo formados. O resultado é que o osso se torna fino e frágil, levando a um aumento no risco de fraturas” explica. Para diagnosticar a doença, é preciso passar pelo exame de Densitometria óssea.

“Neste exame é avaliado o conteúdo de cálcio presente no seu osso, e com base no comparativo com a população normal, chega-se ao diagnóstico” explicou. Segundo o médico, a osteoporose é considerada uma “doença silenciosa” já que perda de mineral dos ossos não provoca dores.

Aproximadamente uma em cada três mulheres vai apresentar uma fratura óssea durante a vida.

“Estima-se que a proporção da osteoporose para homens e mulheres seja de seis mulheres para um homem. A maioria dos pacientes não é diagnosticada durante as primeiras fases silenciosas desta condição, que é a fase onde as intervenções oferecem o maior potencial para uma prevenção real. Mesmo com uma fratura vertebral, uma mulher pode não atribuir seu desconforto a um “osso quebrado”, mas a outra doença crônica” explica.

Causas Primárias

Osteoporose pós menopausa – o estrogênio é um hormônio importante na fisiologia óssea, pois é um dos principais responsáveis pela formação de osso novo. Na menopausa, a produção do estrogênio se reduz, fazendo com que a reabsorção óssea seja maior que a formação de osso novo. Essa situação favorece o desenvolvimento da osteoporose. A menopausa é a causa mais comum de osteoporose..

Osteoporose senil é aquela que aparece com o envelhecimento normalmente em homens e mulheres com mais de 70 anos.

Causas Secundárias

As causas mais comuns de osteoporose secundária estão relacionadas ao uso de medicamentos, como glicocorticoides e anticonvulsivantes. Outras doenças podem causar osteoporose, entre elas doenças hormonais (endócrinas), renais (insuficiência renal crônica) e oncológicas.