Saúde e Bem-estar

Dividir talheres e copos pode aumentar o risco de doenças

Dividir um talher, uma garrafa de água no trabalho e até mesmo um copo é uma atitude comum entre algumas pessoas

Dividir um talher, uma garrafa de água no trabalho e até mesmo um copo é uma atitude comum entre algumas pessoas. Mas esse hábito pode trazer alguns riscos à saúde. De acordo com o otorrinolaringologista, Mauro Shimitz, ao compartilhar objetos que levamos até a boca, é possível pegar doenças como herpes, hepatite A,amigdalite, infecções na boca e também viroses respiratórias.

O médico explica que o contato com a saliva que pode transmitir bactérias e fungos de uma pessoa para a outra. “Quando a pessoa fala, tosse ou espirra, ela elimina milhares de gotículas que podem ser veículos de vírus e bactérias. Se alguém com alguma doença bebe água e encosta a boca na borda do copo, já contamina a bebida, dependendo de como está aresistência imunológica da pessoa, ela pode adquirir as doenças” explica o médico.

Segundo ele, a dica é lavar com água e sabão latas, garrafas e copos antes de serem usados. Passar um papel higiênico não é o suficiente para proteger a saúde da boca. Se você entrar em contato com uma pessoa que está eliminando algum tipo de vírus, ainda que não esteja doente naquele momento, poderá adquirir a infecção.

“Além de copos, garrafas e latinhas, não é recomendável dividir também escovas de dente, aparelhos de barbear e batons. Porém, a troca de salivas só é um sinal de alerta se uma das pessoas tiver uma doença não tratada, ou seja, pessoas saudáveis não devem se preocupar. Mas ainda assim é bom estar atento a higiene” reforçou.

Toalhas de corpo e de rosto também devem ser de uso pessoal, além de outros objetos como batom e outras maquiagens.“A única forma de evitar infecções desse tipo é lavar as mãos com bastante água e tentar não falar muito perto das pessoas, além de manter a vacinação em dias e evitar compartilhar objetos pessoais” finalizou.

Publicidade