Cotidiano

Distritos Indígenas receberão 15 mil mosquiteiros

A ação vai atender emergencialmente a população de quatro municípios

Os municípios de Rorainópolis, Cantá, Pacaraima e Caracaraí no estado de Roraima vão receber um total de 15 mil mosquiteiros impregnados com inseticidas de longa duração (MILD) como estratégia complementar ao combate à malária. A distribuição, realizada pelo Ministério da Saúde a partir deste mês de novembro, vai beneficiar mais de 19 mil pessoas nessas quatro cidades, consideradas prioritárias no enfrentamento da doença.

No total, o Governo Federal vai distribuir 300 mil mosquiteiros MILD para atender 364,5 mil pessoas da Região Amazônica, localizadas em 34 municípios prioritários nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia e Roraima. Os mosquiteiros serão distribuídos ainda em nove Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) que concentram cerca de 80% dos casos de malária do Brasil.

Foram investidos aproximadamente R$ 4 milhões de reais para aquisição de 240 mil MILD modelo cama cônico e de 60 mil modelo rede para complementar e apoiar as ações locais nos municípios e DSEIs prioritários. A ação é complementar porque a principal estratégia é o diagnóstico e tratamento precoce, buscando evitar os óbitos e a gravidade da doença, “assim como reduzir a carga de plasmódio circulante no território, visto que o único reservatório do agente que causa a malária é o ser humano”, explica Cássio Peterka, coordenador substituto dos Programas Nacionais de Controle e Prevenção da Malária e das Doenças Transmitidas pelo Aedes (CGPNCMD).

O controle vetorial integrado e seletivo busca reduzir a densidade de mosquitos infectados pelo plasmódio, nas áreas em que a transmissão ainda está ativa. Além das tradicionais técnicas utilizadas, como a Borrifação Residual Intradomiciliar e a Termonebulização espacial, o Programa Nacional de Controle da Malária recomenda a utilização de mosquiteiro impregnado com inseticidas de longa duração em áreas prioritárias.

Em 2011 e 2012, foram distribuídos mais de 1 milhão de MILD na região Amazônica. Por ser uma estratégia efetiva para prevenção e controle da malária, o Ministério da Saúde adotou esta estratégia com o objetivo de realizar aquisições e distribuição anual deste insumo.