Política

Disputa para presidente tem quatro candidatos confirmados

PDT, PSC, PSOL e PSTU são os partidos que já definiram seus representantes; PMN e Avante também realizaram convenções, mas sem lançar candidatura própria

Com o início das convenções partidárias, o quadro de disputa pela Presidência da República nas eleições gerais deste ano começa a se definir aos poucos. Até o momento, já foram conformadas as candidaturas de Ciro Gomes (PDT), Paulo Rabello de Castro (PSC), Guilherme Boulos (PSOL) e Vera Lúcia (PSTU).

Ao contrário do PSOL e do PSTU, o PDT e o PSC devem anunciar seus candidatos a vice-presidente nos próximos dias. No caso do partido de Ciro Gomes, por exemplo, a Executiva Nacional ainda busca alianças para definir um nome.

Já o PSC do ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Paulo Rabello de Castro, está à procura de articulações mais sólidas, cogitando, inclusive, a possibilidade de ter uma mulher como vice.  

O PSOL terá como candidata a vice-presidente à líder indígena Sônia Guajajara, enquanto o servidor público Hertz Dias ingressa na disputa pelo PSTU.

OUTRAS DEFINIÇÕES – Ontem, 21, os partidos PMN e Avante também realizaram convenções nacionais para anunciar que não vão lançar candidaturas para presidente. O Avante, por exemplo, destacou que a prioridade será eleger o maior número de candidatos a deputado federal.

Com relação ao PMN, o partido informou em sua convenção que não apoiará nenhum presidenciável para o primeiro turno deste ano, ao contrário do Avante, que ainda está avaliando a questão.

Vale lembrar que os partidos terão até o dia 5 de agosto para realizarem suas convenções nacionais e os registros de candidatura junto a Justiça Eleitoral terminará no dia 15.

*INFORMAÇÕES: Agência Brasil.

Publicidade