Cotidiano

Devido à estiagem, medicamentos e insumos são enviados de avião para o Baixo Rio Branco

O nível do rio não permite o procedimento normal para o envio de insumos e medicamentos que é feito sempre pelo rio Branco

Aproximadamente 800 quilos de insumos foram enviados ontem (10) por uma aeronave do Governo do Estado para a Unidade de Saúde Mista Rosa Vieira, em Santa Maria do Boiaçu. A forte estiagem enfrentada pelo Estado fez baixar o nível do rio, dificultando o acesso à região que é feito somente de embarcação ou avião.

Para atender Santa Maria do Boiaçu, foi necessária uma articulou para a entrega do material por meio de aeronave. De acordo com a Secretaria de Saúde (Sesau), o quantitativo é suficiente para suprir a unidade por um período de dois meses, com itens como gêneros alimentícios perecíveis e não perecíveis, medicamentos, carga de gás e material de expediente.

De acordo com o coordenador geral de Administração da Sesau, Fredson Baraúna Bento, para garantir que a rotina da unidade não sofresse prejuízo, foi necessária esse envio por via aérea. “A rota normalmente seguida para o abastecimento à unidade leva até três dias para chegar em razão do difícil acesso a esta região”, pontuou o coordenador, ao acrescentar que o acesso pelo rio está impossibilitado por causa da seca enfrentada.

As unidades de saúde do interior são abastecidas com o quantitativo mensal, com base no que é solicitado pelos gestores, podendo variar por conta da oscilação nos atendimentos realizados nos hospitais. Entretanto, por uma questão de logística, Santa Maria do Boiaçu será contemplada com o material suficiente para suprir as demandas de dois meses.

CRONOGRAMA
O Departamento de Logística da Sesau trabalha com um cronograma de viagem para atender todos os municípios do interior sistematicamente mês a mês. De 10 a 13 deste mês, Rorainópolis, São Luiz, São João e Caroebe receberão o abastecimento necessário para a manutenção dos serviços prestados.

Entre os dias 17 a 20 de março será a vez de Mucajaí, Iracema, Caracaraí, Bonfim, Uiramutã e Normandia. De 23 a 26, Alto Alegre, Bom Samaritano, Pacaraima e Amajari serão atendidos.

Fonte: Sesau