Cotidiano

Detran realiza leilão de 550 veículos servíveis e recuperáveis

Este é o quarto leilão realizado esse ano

Mais de 550 veículos entre servíveis e recuperáveis serão leiloados na próxima sexta-feira e no sábado, dias 14 e 15 pelo Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima). O leilão ocorre a partir das 9 horas, no Pátio de Retenção de Veículos,  localizado na Rua Rui Baraúna, 215, bairro Caranã. Esse é o quarto leilão de veículos de 2018.

Os interessados em visitar os lotes disponíveis podem comparecer no período de 11 a 13 de setembro (de terça-feira a quinta-feira), das 8h às 17h, no Pátio de Retenção.

O diretor-presidente do Detran, Titonho Beserra, explica como funciona o cadastro para quem deseja participar. “Esse cadastro pode ser feito pelo site ou mesmo na hora do leilão. Proporciona mais segurança aos arrematantes, para que não haja nenhuma pessoa de má índole fazendo lances sem que tenha o real interesse em adquirir o veículo”.

Titonho destaca ainda que quem pretende arrematar um veículo deve estar atento quanto à quitação de impostos sobre o bem arrematado. “Existe um valor de 10% da arrematação para o leiloeiro e de 17% sobre o valor total da arrematação, que se refere ao ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), que é de responsabilidade da Sefaz (Secretaria Estadual da Fazenda)”, disse.

Ele ressaltou também que o veículo vem livre de débitos anteriores, porém a taxa de transferência da propriedade é de responsabilidade do arrematante, além das taxas do leiloeiro e da Sefaz (ICMS). Feito isso, o veículo sairá no nome do arrematante livre de todas as pendências.

Os proprietários que forem notificados por possuir veículos que estão nos lotes a serem leiloados podem retirá-los até 24 horas antes do leilão, conforme explica o presidente da Comissão de Leilão, José Mario Ferreira.

“Caso alguém queira tirar seu veículo dos lotes que estão aptos a leilão, deve fazer isso até as 17 horas do dia 13. Pagar as taxas pendentes e retirar o veículo do pátio do Centro de Recolhimento de Veículos (CRD). Não basta somente pagar as taxas, o veículo deve ser retirado do pátio”, esclareceu.

Para aqueles que desejam saber mais sobre o leilão, o edital está disponível no site. Outro meio de obter informações adicionais é ir à sede do Pátio de Retenção de Veículos e procurar a sala da Comissão de Leilão, que está funcionando de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 14h.