Política

Deputados se posicionam sobre eleição de Maia e Previdência

A reportagem da Folha conversou com deputados federais de Roraima para saber o que pensam sobre a questão

Rodrigo Maia (DEM-RJ), que contou com apoio do governo federal para ser reeleito como presidente da Câmara dos Deputados, afirmou ontem, 5, que o objetivo é conseguir entre 320 e 330 votos favoráveis à proposta de reforma da Previdência Social em até dois meses.

Por se tratar de proposta de emenda à Constituição (PEC), a reforma precisa do apoio mínimo de três quintos dos deputados (308 dos 513) para ser aprovada e enviada ao Senado. O novo presidente afirmou que é preciso articulação para que a reforma tenha os votos necessários e tramite o mais rapidamente contando com o apoio dos deputados, a maioria em início de mandato. A reportagem da Folha conversou com deputados federais de Roraima para saber o que pensam sobre a questão e a maioria respondeu que aprova a recondução de Rodrigo Maia, mas não tem posicionamento firmado sobre a reforma.

Haroldo Cathedral (PSD) – “Acredito que a eleição do presidente Rodrigo Maia reforça as chances de aprovação das reformas estruturais e a agenda de ajustes propostas pela equipe econômica do presidente Jair Bolsonaro (PSL). No entanto, é muito prematura uma avaliação mais consistente, tendo em vista que a Câmara dos Deputados ainda não recebeu o novo texto da referida proposta”.

Jhonatan de Jesus (PRB) – “Eu fiquei muito feliz, pois apoiei Rodrigo Maia, o meu partido apoiou Rodrigo Maia e hoje nosso partido tem um primeiro vice-presidente do Congresso Nacional. Eu acho que o Rodrigo pautar as reformas é natural, muito especulado pela mídia, sendo um anseio do governo para poder ajudar o grupo a crescer na pauta econômica, mas eu não posso me manifestar favorável nem contrário a uma matéria que ainda não conheço”.

Édio Lopes (PR) –“A eleição do presidente Rodrigo Maia foi a melhor opção que a Câmara dos Deputados tinha naquele momento, pois ele tem demonstrado ser um político moderado, com um bom trânsito entre todas as bancadas da Câmara dos Deputados, inclusive na oposição, e isso é um ponto muito importante, principalmente neste momento em que nós vivemos de extremismos, de radicalismos. Então Rodrigo Maia se caracteriza por ser um homem de articulação, de ouvir e de ponderar e de sempre buscar estabelecer o diálogo. Ele contribuirá muito na condução dos trabalhos, sobretudo nas reformas de que o País precisa”.

Nicoletti (PSL) – “Com o início dos trabalhos legislativos no Congresso, temos à frente uma agenda importante de reformas que devem ser implementadas para a saúde fiscal do País, não apenas no âmbito da Previdência, mas também na área tributária, por exemplo, tão necessária para desburocratizar o pesado sistema tributário brasileiro. No que tange à reforma da Previdência, considero que apesar de necessária para o equilíbrio das contas públicas do País, assim como dos Estados, trata-se de um tema que deve ser muito bem ponderado para que se chegue a uma proposta o mais justa possível e que seja condizente com a realidade brasileira. Além disso, medidas que sirvam ao combate rigoroso à corrupção e mudanças na legislação no que se refere à segurança pública também são pautas prioritárias para o País nesse momento. Nesse cenário, creio que o presidente Rodrigo Maia converge conosco sobre a necessidade de reformas e vejo com bons olhos o fato de ser um parlamentar experiente no que se refere às articulações políticas na Casa, já que se trata de pautas que vão exigir uma boa dose de interlocução com os diversos partidos políticos. No mais, é certo que temos um Congresso consideravelmente renovado e acredito que com diálogo, transparência e compromisso conseguiremos implementar as mudanças de que o País precisa”.

Dr. Hiran Gonçalves (PP) –“Apesar daquela situação no Senado no primeiro dia, se construiu um bom ambiente para que se façam as reformas de que o Brasil precisa. O governo tem que apresentar de forma muito clara as propostas de reforma da Previdência, para que o povo entenda bem, fazer regras de transição que sejam bem assimilados pelas corporações, pois as grandes corporações têm um nome muito pesado aqui dentro do Congresso Nacional”.

Joênia Wapichana (REDE) – “A reforma da Previdência é uma reforma bastante importante para o País todo e por isso que uma reforma de tanta importância, que vai afetar a vida de milhões de brasileiros, precisa ser conduzida de uma forma bastante séria, com bastante diálogo, com espaço de discussão, considerando o posicionamento de todos os partidos, inclusive da participação da sociedade civil brasileira. Então, nós precisamos considerar que essa recondução do presidente seja dessa forma, transparente, séria e com diálogo, e é isso a minha expectativa na condução desse processo e eu vou ficar justamente verificando se a gente vai avançar, mas respeitando os direitos sociais já consolidados na Constituição e justamente estabelecendo esse diálogo aberto”.

Shéridan (PSDB) – “Era preciso eleger um presidente da Câmara que fosse mais que uma pessoa que vai coordenar os trabalhos legislativos. Se tratava, principalmente, de eleger a pessoa que representaria todos os 513 deputados, garantindo a força e a independência do Poder Legislativo. Nossa Constituição afirma que os Poderes devem ser autônomos e o Legislativo deve estar à frente do processo de reformas de que nosso País tanto necessita. Apoiei Rodrigo Maia para presidir a Câmara porque acredito no trabalho dele. Cada parlamentar tem uma contribuição a dar ao País, e não é com gritos que faremos avançar uma pauta reformista. O diálogo proposto por ele não é da boca pra fora, e sim algo que verificamos nestes anos em que ele já presidiu a Casa. Não tenho dúvidas de que com ele liderando, poderemos garantir um Legislativo independente, que olhe sempre para o Brasil e não para conveniências políticas de momento. A Câmara é a representação do povo brasileiro e deve ter autonomia para que as vozes da sociedade sejam ouvidas. Rodrigo também está empenhado em reduzir os custos da máquina pública. Durante sua gestão, a Câmara devolveu milhões de reais economizados para o Tesouro, para que pudessem ser usados com quem importa: nosso povo. Tenho muita convicção de que com ele poderemos construir um Brasil melhor, com autonomia e respeito a cada deputado e deputada”.

Otaci (SD) – “Tenho esperança de que o presidente Rodrigo Maia conduza as reformas de que o País precisa nos próximos anos. Votei nele por ter a convicção de sua capacidade de articulação. Em relação à reforma da Previdência, prefiro me manifestar apenas quando tiver acesso ao texto integral da proposta, para analisar de forma responsável as mudanças que vão impactar na vida de toda a população brasileira”.