Cotidiano

Deputado defende maior participação da mulher na política

Discurso ocorreu durante evento em referência ao Dia Internacional da Mulher, nesta quinta-feira (8)

Durante evento em referência ao Dia Internacional da Mulher, nesta quinta-feira (8), na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE/RR), o deputado estadual Coronel Gerson Chagas (PRTB) fez uma ‘convocação’ para que mais mulheres participem ativamente da política brasileira.

Para ele, a representação parlamentar feminina é, não apenas um direito, como proporciona inúmeros ganhos sociais. “É na politica que se decide a vida da nossa família, do nosso bairro, da nossa cidade, do nosso estado, do nosso país”, destacou, enfatizando a liderança e persuasão naturais da mulher.

Mesmo com mais desenvoltura para lidar com a defesa das ideias, essa participação ainda é insuficiente. Elas representam 53% do eleitorado brasileiro, porém pouquíssimas, se lançam na disputa por cargos eletivos. “A gente vê a dificuldade de um partido em encontrar mulheres que, embora tenham essa liderança, têm o receio de se expor”, lamentar o parlamentar.

Na ALE/RR, dos 24 parlamentares, apenas três são mulheres. A desigualdade também é visível na Câmara Municipal de Boa Vista, onde, das 23 cadeiras, apenas quatro são ocupadas por vereadoras. Para Chagas, o ideal é equiparar os assentos. “Fica aqui o chamamento, uma convocação às mulheres, para fazer como fez a Assembleia no estado do Amapá, onde, dos 24 deputados, 12 são mulheres”, ressaltou.

RORAIMA – Coronel Chagas lembrou que se na vida política é preciso avançar mais na representação feminina, em outros setores a conquista de espaços é mais visível. Principalmente em Roraima, único estado governado por uma mulher, Suely Campos. Aqui, elas também são chefes do Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual e Polícia Federal.

“A mulher, ao longo das décadas, vem conquistando cada vez mais o seu espaço. Demonstrando que é tão capaz quanto o homem. E com toda razão”, frisa o deputado, elogiando suas colegas de parlamento, Aurelina Medeiros, Ângela Águida Portela e Lenir Rodrigues.

O processo eleitoral é transformador. Com mais vozes, as mulheres serão mais ouvidas. E, sensível a essa questão, o deputado Chagas está preocupado em desenvolver políticas inclusivas e estimular mulheres a participar de cargos eletivos.

SEGAD – O deputado Coronel Chagas lembrou os desafios diários e também avanços da mulher, durante evento em comemoração a data na sede da Secretaria da Gestão Estratégica e Administração, que contou com a presença da governadora Suely Campos.

A titular da pasta é Aline Rezende, vereadora licenciada do PRTB. “Vocês mulheres, tornam nossos dias mais alegres e felizes”, disse Chagas, ao cumprimentar as servidoras.