Política

Denarium anuncia mais secretários e reforma administrativa

Na lista dos novos secretários alguns são indicação de aliados do governador eleito

O governador eleito Antonio Denarium (PSL) anunciou mais cinco nomes que vão compor a Administração Estadual a partir de 2019. Agora já são 15 nomes escolhidos para compor o futuro secretariado e segundo Denarium até o dia 5 de dezembro, outros 10 nomes serão oficializados.

“Anteriormente nós apresentamos nove nomes para essa equipe e hoje nós anunciamos mais cinco profissionais que vão compor o novo governo. Todos eles atendem os critérios técnicos, por meio de indicações de pessoas isentas de qualquer tipo de vício ou ato de corrupção. São pessoas honestas que possam trabalhar para melhorar a qualidade da vida das pessoas”, completou Denarium.

Apesar do governador afirmar que os escolhidos eram técnicos, quatro são nitidamente indicação de aliados do governador. Sobre isso, Denarium confirmou que todos eles, independentemente de serem indicados por aliados, são técnicos e isentos de corrupção.

“Estão aqui porque acredito e sei do potencial de cada um, ou seja, estamos obedecendo critérios técnicos. O gestor de cada secretaria e de cada cargo do governo é o governador. Se algum deles não atender os meus anseios e os da sociedade serão substituídos, inclusive conversei com cada um sobre essa questão, sobre nossos princípios e propósitos”.

Reforma Administrativa terá fusão e redução de secretarias

Nesse mesmo prazo, Denarium afirmou que deve anunciar uma reforma administrativa para reduzir o “tamanho da máquina pública” com corte ou fusão de pastas. “Até o dia 5 nós vamos anunciar a reforma administrativa. Hoje se juntar todos os órgãos do governo, temos 75 estruturas, e temos que diminuir esse número, pois, o governo não tem dinheiro para pagar essa conta tão alta. Então vamos rever as secretarias e fazer a fusão de algumas delas como forma de reduzir o custo da máquina pública e o que temos que ter hoje são profissionais capacitados e motivados a trabalhar”, disse.

Ele falou que o endividamento do governo é muito alto e citou que os empréstimos de gestões anteriores somam mais de R$ 2 bilhões. “São altas taxas de juros que prejudicam a gestão do governo. O governo tem dívidas correntes com salários de servidores que chega a 1 bilhão. É um desafio muito grande fazer a gestão de um estado que está completamente destruído, mas nunca tive moleza na vida”, explicou Denarium.

Indicados

Para a Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan), o escolhido foi o administrador Marcos Jorge de Lima, atual ministro da Indústria e Comércio do governo Temer.

A Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caerr) será administrada pelo advogado e jornalista James Serrador. A Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf) terá como futuro secretário o ex-secretário adjunto municipal e engenheiro civil Edilson Damião Lima.

Para o Instituto de Previdência de Roraima (Iperr), o nome escolhido foi do empresário de educação José Haroldo Campos, e para a Junta Comercial de Roraima (Jucerr), a indicada é Marina Ferreira Poltronieri, que já foi diretora do órgão.

Novos indicados falam sobre sua atuação

PLANEJAMENTO

Marco Jorge de Lima será o secretário de Planejamento. Natural do Rio de Janeiro, é formado em Administração e tem especialização em Políticas Públicas e Gestão Governamental. É ministro da Indústria e Comércio Exterior e tem vasto currículo de serviços prestados ao governo federal e estadual. “Vou retornar para auxiliar o governador Antonio Denarium nesse grande desafio de gestão que se impõe. Roraima passa por um momento muito delicado e é preciso que todos façamos a nossa parte, unidos, pelo bem comum do nosso Estado”.

CAERR

James da Silva Serrador de 46 anos, foi escolhido para desenvolver os trabalhos da Companhia. É formado em jornalismo e direito e já foi diretor de Projetos da Codesaima e diretor de Tecnologia e Abastecimento da Caerr. “Nossa prioridade será com relação às perdas, pois a empresa tem 70% de perdas comerciais e operacionais que elevam nosso custo e diminuem nossa receita. Também pretendemos fazer investimento para quando houver picos de energia, não tenha falta de água”.

INFRAESTRUTURA

Edilson Damião Lima vai comandar a secretaria de Infraestrutura no governo de Denarium.  Aos 40 anos, ele é natural de Curitiba e já atuou nas administrações municipal e estadual como secretário-adjunto de Obras e diretor da Secretaria de Infraestrutura do Estado. Atualmente é assessor técnico do Ministério dos Transportes.

“Estamos trabalhando na transição e o primeiro passo é identificar a situação da secretaria, obras paralisadas, a serem realizadas, e depois fazer processo de reestruturação que envolve todas essas obras e estamos planejando as vicinais, pois o produtor é prioridade”.

IPER

Para o Instituto de Previdência de Roraima (Iper), o novo governador anunciou José Haroldo Figueiredo Campos. Ele é formado em Direito e doutor em Ciências Jurídicas. O empresário tem 36 anos e disse que tem o perfil de trabalhador honesto. “Vamos trabalhar para melhorar os fundos de investimentos e para que possamos trazer mais proteção ao dinheiro da aposentadoria dos servidores”.

JUNTA COMERCIAL

Mariana Ferreira Poltronieri, advogada de 29 anos, especialista em Direito do Trabalho. Ela foi procuradora da Junta Comercial e explicou que tem 4 anos de experiência na Junta. “Vamos continuar com trabalho comprometido, sério, transparente e técnico, respeitando nossos servidores e prestando serviço de excelência”.