Cotidiano

Defensoria realiza ação na cadeia pública feminina

O mutirão tem o objetivo de dar assistência jurídica para mais de 200 detentas da unidade.

Com o tema “Em defesa delas”, a Defensoria Pública do Estado (DPE) realiza nesta na tarde desta sexta-feira, 15, uma ação na cadeia pública feminina. O mutirão tem o objetivo de dar assistência jurídica para mais de 200 detentas da unidade.

Em coletiva realizada na manhã desta quinta-feira, 14, o defensor público-geral do Estado de Roraima, Stélio Dener de Souza Cruz, acrescentou que, com a continuidade da Intervenção Federal,  os atendimentos semanais serão estendidos também para os demais presídios.

“Seja na área de execução penal,acompanhamento para instrução processual, os defensores estarão conduzindo as ações. A ideia da gestão é instalar um um escritório em cada unidade prisional do Estado e todos esses escritórios farão atendimentos diários. Além disso, em março deste ano nós iremos realizar atendimentos semanais para auxiliar em todos os processos”, disse.

O Defensor Público Frederico Cesar Leão, que acompanhou,  em janeiro deste ano, a última vistoria na cadeia pública, após denúncias queixas das famílias das presidiárias da unidade. Ele apontou ainda que os maiores problemas enfrentados são, superlotação, instalação precária e a falta de itens básicos no presídio.

“ Nós acompanhamos essa situação no sistema presidiário local, e sabemos que não é de hoje que eles existem, mas atendemos em primeiro momento as necessidades das reeducandas. A defensoria pretende ainda fazer inspeções regulares e estender essas visitas para as demais unidades”, finalizou.

Imagens: Nilzete Franco/FolhaBV