Entretenimento

Data tem significado especial para fãs de filmes de terror

Algumas hipóteses do misticismo da sexta-feira 13 estão ligadas ao cristianismo e à mitologia.

Por muito tempo, a sexta-feira 13 ficou conhecida como uma data desagradável, onde muitos evitavam sair de suas casas e mantinham superstições de que seria um dia de azar. Evitar passar por baixo de escadas, cruzar com gato preto, quebrar espelhos e outras crendices do tipo estão entre as mais comuns.

Porém, com a ajuda da cultura pop de filmes e seriados, a data ganhou um novo estigma. Fã de filmes de terror, entre eles, o clássico ‘Sexta-feira 13’, o jornalista Cássio Freitas conta que todas as vezes que as datas coincidem é a deixa para fazer uma maratona de filmes em casa. Outra tradição é usar uma roupa preta para dar um ar mais tenebroso à data.

A inspiração para o terror já fez com que Cássio produzisse no teatro uma peça que falava sobre exorcismo e música que contavam a história de bruxas e fantasmas. “Minha paixão pelo terror começou aos 8 anos quando assisti ao filme ‘A bruxa de Blair’. O filme passava a ideia de que a história era real e isso me deu um medo muito grande. Em seguida, teve as séries dos filmes do ‘Freddie Krueger’ e do ‘Jason’, além do ‘Pânico’. Quando virei adulto, consegui enfrentar esse medo e comecei a colecionar os filmes. Com o salário do meu primeiro emprego eu pude comprar o DVD do filme que aterrorizou minha infância”, relembra.

Para a doutoranda em Antropologia Marina Lima, a data remete ao imaginário do medo que pode ser entendido como um conjunto de sensações e manifestações.

“Atualmente, em contextos urbanos, temos vivenciado o medo da violência, do escuro, da invasão de nossos corpos e casas, da insegurança financeira, do outro que nos parece desconhecido. Quando pensamos em contextos criativos e midiáticos, o lugar do vampiro, das epidemias, do zumbi e dos possuídos por demônios estão constantemente renovado na produção de games, filmes e séries”, explica.

Segundo Marina, a produção incessante deste tipo de material denota como o ser humano tem uma atração e interesse pelo terror. Enquanto objeto de desejo parece algo que foge do controle. 

“Os perigos nos encontros com o sobrenatural são consumidos em larga escala na forma midiática, mas envolvem escolhas de preferência para àqueles interessados com esse tipo de produção”, ressaltou.

Origem da Data

Na cultura ocidental, a data que associa o número 13 à sexta-feira remete ao azar. É considerado um dia de infortúnio, onde os mais supersticiosos evitam alguns hábitos. No entanto, a origem do medo que algumas pessoas têm da sexta-feira 13 é desconhecida.

No cristianismo, a data  é relacionada à última ceia, que aconteceu numa sexta-feira, com 13 pessoas à mesa. Além disso, remete ao fato de Jesus Cristo ter morrido numa sexta-feira e aponta o número 13 como um número amaldiçoado.

Na mitologia grega, a data remete ao deus Odin, que teria realizado uma festa convidando outras 12 divindades. Loki, deus da discórdia e do fogo, que não teria sido convidado para o banquete, armou uma confusão que terminou na morte de um deles. Diz a superstição que um encontro com 13 pessoas sempre termina em tragédia.