Saúde e Bem-estar

Data é lembrada como dia Nacional de Prevenção da Obesidade

Entre os jovens, de 18 a 24 anos, a obesidade aumentou 110% entre 2007 e 2017

Dados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção de Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgados pelo Ministério da Saúde, apontam que quase 1 em cada 5 brasileiros (18,9%) são obesos e que mais da metade da população das capitais brasileiras (54,0%) estão com sobrepeso. Entre os jovens, de 18 a 24 anos, a obesidade aumentou 110% entre 2007 e 2017. Esse índice foi quase o dobro da média nas demais faixas etárias (60%).

A obesidade é uma doença que vem se agravando no mundo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o número de pessoas obesas triplicou desde 1975. Não à toa, o Brasil é a segunda nação que mais procurou por métodos para emagrecimento no Google em 2018, segundo o próprio buscador.

Uma das sugestões oferecidas pelo buscador é o balão intragástrico, método apontado como capaz de proporcionar ao paciente um emagrecimento de até 20% do seu peso em seis meses. O Balão intragástrico é uma técnica gastro-restritiva que reduz a capacidade do estômago pela metade e provoca a perda de apetite e a saciedade, auxiliando no emagrecimento.

Uma das sugestões mais procuradas pelos pacientes obesos é o balão intragástrico (Foto: Divulgação)

De acordo com o cirurgião bariátrico, endoscopista, Victor Dib, o tratamento é indicado para pacientes com sobrepeso e obesidade Grau I. Em geral, aqueles pacientes que estão 10 a 20kg acima do peso. é Feito de silicone, o balão intragástrico utiliza um volume de soro que ele armazena varia entre 400 ml e 700 ml. 

Segundo o médico, o procedimento é realizado no setor de endoscopia, e por ser menos invasivo e eficaz tem surtido bastante procura por pacientes obesos. 

“O Balão é preenchido com líquido, com um volume inicial que varia entre 400 e 600ml, dependendo do volume do estômago trazendo saciedade para o paciente, que vai perdendo peso rapidamente” explica o médico.

Obesidade e Diabetes 

O cirurgião Victor Dib: “O Brasil é a segunda nação que mais procurou por métodos para emagrecimento no Google em 2018” (Foto: Divulgação)

Dos dias 6 a 8 de novembro, o cirurgião bariátrico Victor Dib estará em Boa Vista realizando consultas. No dia 7, ele fará uma palestra gratuita no Aipana Plaza Hotel, às 19h, com o tema: “Tratamento da obesidade e do diabetes: o que há de novo?”. 

As inscrições podem ser feitas pelo http://bit.ly/palestraobesidade.