Cotidiano

Data comemora alimento favorito dos brasileiros

Dia mundial do pão é celebrado nesta terça-feira, 16

Francês, de forma, baguete, integral, de milho, de batata ou italiano. Existem as mais diversas formas do principal alimento do brasileiro, o pão. O alimento tem uma data só sua, celebrada mundialmente em 16 de outubro.

As receitas, também são as mais variadas, durante o café da manhã ou o lanche da tarde ele é acompanhado pela manteiga, geleia, mortadela, ovo, queijo ou presunto.  De acordo com o gerente Francisco Josenilde, a padaria em que trabalha no centro da cidade, fabrica cerca de 1.200 pães por dia. As massas ficam prontas no dia anterior e assados pela manhã poucos minutos antes da padaria abrir as portas às 6h30 da manhã.

“O movimento maior é por volta das 7 horas e no final da tarde, hora em que o cliente está mais acostumado a comer o pãozinho. O conceito das padaria é oferecer sempre um produto fresco e de muita qualidade” disse.

Mas quem está de dieta deve ficar em alerta, por possuir muitos carboidratos, mesmo uma pequena porção não é indicada. “O pão francês é um hábito da nossa cultura, nós crescemos comendo o pão com manteiga. E ele possui todo um significado de fartura e muitas vezes por ser compartilhado entre as famílias. Porém o pãozinho em excesso não é indicado, principalmente quando a receita do pão, é adicionado muito conservantes. Substituir por uma tapioca ou uma fruta é mais saudável” informou a nutricionista Luciana Santana.

Origem da data

A data foi instituída pela União Internacional de Padeiros e Afins em 2000 para celebrar este alimento essencial. O pão é o alimento mais popular do mundo, estando presente nas várias refeições, assim como é o alimento mais versátil, dando origem a inúmeras receitas.

História do pão

O primeiro registo do pão fermentado data de, aproximadamente, 4 mil anos a.C., quando os egípcios, realizaram a fermentação de uma massa de trigo. O pão era o alimento do povo. Os egípcios amassavam o pão com os pés, utilizando espécies de trigo de qualidade inferior. O trigo de qualidade superior estava reservado para os ricos.

Foram os romanos que espalharam o consumo do pão pela Europa. Era costume fazer-se uma cruz na massa do pão e rezar para que ele crescesse bastante, o que originou um corte que ainda se vê nos pães de hoje. Até à Idade Média o número de pães era uma medida de pagamento.

Publicidade