Política

DPE nomeia novo subdefensor público-geral do Estado

Com a passagem de ano, muitas das equipes dos órgãos de controle do Estado realizaram a posse ou nomeação de novos servidores. Uma delas foi a Defensoria Pública do Estado (DPE-RR) que nomeou o ex-deputado estadual e defensor público Oleno Matos para o cargo de subdefensor público-geral de Roraima.

A cerimônia de nomeação ocorreu na última quarta-feira, 2, por volta das 10h, na sede da DPE-RR. Matos foi nomeado pela atual defensora pública-geral do Estado, Terezinha Muniz, para exercer o cargo de subdefensor no biênio 2019/2020. A nomeação aconteceu após a leitura do termo de posse realizada pela secretária-geral, defensora Rosinha Peixoto.

Em seu retorno à DPE-RR após a licença para exercer o cargo de deputado estadual, Matos declarou que volta para a Defensoria com a responsabilidade de assumir a Subdefensoria Pública, mas sempre pensando em desempenhar o papel de defensor-gestor.

“O que significa maior valorização da instituição, dos membros e servidores, melhoria ao acesso à Justiça e, sobretudo, dar continuidade aos avanços significativos, como os alcançados nos últimos dois anos”, declarou Matos.

O novo subdefensor também ressaltou que espera auxiliar a administração superior da DPE-RR em tudo que for necessário, além de executar todas as atribuições que já são do subdefensor público-geral. “A meta é avançar cada vez mais”, complementou Matos.

Também esteve presente na nomeação o defensor público Stélio Dener, que exercia o cargo de subdefensor desde dezembro de 2016, e que teve seu nome aprovado pela Assembleia Legislativa (ALERR) para comandar a Defensoria Pública no biênio de 2019-2020. A posse dele está prevista para ocorrer em 9 de janeiro.

PERFIL – Oleno Inácio de Matos, natural de Teresina (PI), vive há 36 anos em Roraima e é defensor público de carreira há mais de 16. Foi eleito para dois mandatos como defensor público-geral e, agora, assume o quinto mandato, desta vez como subdefensor público-geral.

Em 2014, assumiu mandato de deputado estadual. Como parlamentar, atuou como vice-líder do governo na Assembleia Legislativa e em quatro comissões permanentes. Em fevereiro de 2016, ocupou o cargo de secretário-chefe da Casa Civil do governo do Estado, onde permaneceu até dezembro de 2017. Logo após, retomou suas atividades parlamentares.

Na última eleição da DPE-RR, Oleno foi o mais votado pelos colegas de profissão entre os defensores públicos na lista tríplice de indicados ao cargo, ocorrida em novembro do ano passado. Matos disputou a vaga com os outros defensores públicos Natanael Ferreira e Francisco Francelino. (P.C.)