Cultura

Curso ensina técnicas de macramê em Boa Vista

A técnica foi descoberta na pré-história, quando o homem aprendeu a trançar fios de fibra para se aquecer e criar objetos

O Macramê é uma técnica de tecer fios que não utiliza nenhum tipo de maquinaria ou ferramenta. De tecelagem manual, a técnica trabalhando com os dedos, os fios vão se cruzando e ficam presos por nós, formando cruzamentos geométricos, franjas e uma infinidade de formas decorativas.

Quem quiser aprender um pouco mais sobre essa arte, o ateliê Celebrare realiza uma oficina ‘De nó em nó’ para iniciantes, ministrada por Marta Llancafilo. Segundo ela, essa será a primeira de uma série de cursos que serão realizados visando valorizar trabalhos manuais e artesanato. Além do macramê, serão dadas orientações sobre o cultivo de cactos e suculentas com Ângela Rufino.

“Serão ensinados os pontos básicos do macramê, técnica que não necessita de nenhum instrumento ou ferramenta, apenas os fios e as mãos. Com os pontos básicos são possíveis as criações de peças das mais variadas padronagens. Essa técnica voltou à moda e tem sido bastante utilizada na decoração” disse.

Com a técnica podem ser criados os mais diversos tipos de objetos desde chaveiros, cortinas, painéis e suporte para plantas que serão ensinados durante a oficina. Marta conta que começou a criar peças de macramê como hobby, e percebeu que eles poderiam ser uma renda extra. Ela encomenda peças pela página oficial do ateliê no Instagram @denoemno.

Curso

A aula será ministrada neste sábado (16), no período das 15h às 18 horas, no Ateliê Celebrare, localizado na Rua Luiz Canuto Chaves, Paraviana. Mais informações pelo WhatsApp 98114-6737.

O que é macramê?

Macramê nada mais é do que uma técnica manual de crochê, ou seja, uma técnica de tecer fios que não se utiliza de nenhuma máquina ou ferramenta onde os fios vão se entrelaçando e ficam presos por nós, formando geometrias, franjas e uma infinidade de desenhos.

O macramê por incrível que pareça foi descoberto na pré-história, quando o homem aprendeu a trançar fios de fibra para se aquecer e criar objetos. Anos mais tarde foi disseminada pelo mundo por meio dos marinheiros que são conhecidos por serem especialistas em nós, hoje o macramê ainda é um sucesso no mundo do artesanato.

Serviço

Oficina de Macramê

Data: 16 de junho

Local: Ateliê Celebrare

Hora: 15h

Informações: 98114-6737