Cotidiano

Cultura Exportadora é tema de seminário na próxima semana

No dia 20 de junho, às 14h30, será realizado o Seminário “PNCE e o ambiente das exportações em Roraima”, que faz parte do Plano de Ação que está sendo desenvolvido pelo Comitê Gestor do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) em Roraima, composto por 12 entidades e instituições convidadas pelo MDIC para implantar as ações neste primeiro ano de atuação.

O PNCE foi desenvolvido pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), com objetivo de difundir a cultura exportadora e contribuir para ampliar o número de exportadores brasileiros, por meio de uma rede de apoio a empresas formada por diversas instituições – públicas e privadas – que atuam no fomento às exportações brasileiras. Para isto, o MDIC implantou o PNCE em todos os estados brasileiros, dando assim maior efetividade ao plano.

O seminário tem como público-alvo empresas e empreendedores que já exportam ou têm potencial para exportar, além de acadêmicos, consultores, despachantes aduaneiros e representantes de instituições financeiras.

O Comitê do Plano Nacional da Cultura Exportadora é coordenado nacionalmente pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e recebe a coordenação estadual da Federação das Indústrias do Estado de Roraima (Fier), vice-coordenação estadual da Receita Federal e composto pelo Departamento de Comércio Exterior da Secretaria de Planejamento do Estado (Seplan), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Sistema Faerr/Senar/Sescoop/OCB, Banco do Brasil, CoopHorta, CoopApiaú e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo número 0800 570 0800. O evento será realizado no auditório do Sebrae, localizado na rua Governador Aquilino Mota Duarte, 1771 – São Pedro (próximo à Maternidade).

Confira a programação:

14h30 – Abertura

15h – Tema: O que é o PNCE e o seu Comitê Gestor Local? Como interage com a Sociedade? A nova metodologia do PNCE para apoiar as empresas. (Fier – Coordenação do PNCE/RR)

15h20 – Talk-show – Tema: O Comitê do PNCE e os esforços para promover as Exportações com representantes do Sistema Faerr; CoopApiaú; CoopHorta; Banco do Brasil; Sebrae; Receita Federal; Seplan; Mapa e Fier

16h – Tema: Informações a respeito dos incentivos existentes para as Exportações em Roraima – Representante da Seplan

16h30 – Tema: Resultados da ZPE – Prefeitura Municipal de Boa Vista

17h – Tema: Abertura de novos mercados para a exportação (Palestrante: Evaldo da Silva Júnior – Diretor de Promoção Comercial – Cooperação Internacional de Investimento Estrangeiro)

18h – Coffee Break de Encerramento