Cotidiano

Cuidados no armazenamento de derivados pode evitar salmonela

Infecção alimentar pode causar sintomas clássicos, como diarreia, náuseas, dores de cabeça e vômito, dificultando o diagnóstico

A Salmonella, provinda de derivados do leite e ovo, é responsável por cerca de 70% dos surtos bacterianos. É o que garante o nutricionista, Derek Mota. A boa conservação de produtos derivados do leite e de ovos é a principal maneira de evitar a contaminação. “A falta de conservação, na geladeira, de alimentos provindos de leite e ovos resulta nos sintomas como diarreia, náuseas, dores de cabeça e vômito”, citou.

Como os sintomas são clássicos, até que o diagnóstico seja feito, demora certo tempo. “Por isso, é recomendado que a consulta seja feita o mais rápido possível. Geralmente, essa bactéria costuma apresentar impactos mais graves, que resultam em internação, no caso de idosos e crianças”, comentou Mota.

Ao contrário do que se pode imaginar, a contaminação é contornada com a preservação do alimento derivado de ovo e leite na geladeira. “Ovos e caixas de leite em si não causam infecções. Para eles serem responsáveis diretos, esses produtos já deveriam estar estragados. No caso do leite, passando do prazo de validade, e, no dos ovos, se a casca estiver danificada. Os produtos em si não precisam desse cuidado na conservação, apenas derivados, como é o caso da maionese, principalmente a caseira, que costuma ser o caso mais comum de infecção”, contou. 

Derek Mota também recomendou que os produtos derivados do leite e do ovo sejam colocados à mesa apenas na hora de servir. “O ideal é tirar esses produtos da geladeira na hora em que o almoço ou jantar estiver sendo servido, pois meia hora ou mais, que o produto fique ali, fora da geladeira já abre uma brecha que pode sim acarretar uma infecção”, informou. (P.B)