Cultura

Corrida previne contra o suicídio e valoriza a importância de uma vida saudável

Largada ocorre neste domingo, 9, às 17h, no Roraima Garden Shopping

Segundo o Ministério da Saúde, o suicídio aumentou 12% no Brasil nos últimos dois anos. Para conscientizar a comunidade sobre a valorização da vida, será realizada a IV Corrida Quebrando o Silêncio – Todos pela vida. A largada ocorre neste domingo, 9, às 17h, no Roraima Garden Shopping. O evento contará com 1.500 corredores.  O percurso será de 5km e de 10km.

O projeto Quebrando o Silêncio, idealizador da corrida de rua, faz parte da Igreja Adventista e acontece há 15 anos em toda a América do Sul. A cada ano, um problema social é abordado. Durante a corrida, revistas e flyers serão distribuídos conscientizando a sociedade sobre a importância da prevenção ao suicídio. As inscrições podem ser feitas pelo site https://www.ticketagora.com.br

Para a responsável pelo projeto Quebrando o Silêncio em Roraima, Euciany Saraiva, neste ano, a campanha irá combater o suicídio e valorizar à atividade física.

“Sabemos que a depressão pode fazer com que o indivíduo tenha pensamentos suicidas. A atividade física produz o hormônio da serotonina, que é responsável pelo prazer e felicidade. A corrida é uma iniciativa de conscientizar a sociedade sobre a importância de um estilo de vida mais saudável, com uma alimentação equilibrada e o exercício diário. Por isso, estamos mobilizando toda a sociedade de Boa Vista para juntos levantarmos a bandeira pela vida e chamar a atenção sobre essa realidade assustadora que sãos os índices alarmantes do suicídio no Brasil. Vamos juntos, na corrida de rua, levantar a bandeira pela vida”, explica .

A corrida foi idealizada como uma tentativa de tratar temática sem tabus e de forma mais leve. “A morte sempre assusta, o suicídio muito mais. Por isso, decidimos mostrar a atividade física como uma forma de inclusão e combate a este problema social que mata muitos brasileiros. Queremos mostrar que há uma saída para todos os problemas e que na vida há sempre esperança”, reforça Euciany.

Corrida Quebrando o Silêncio kids

A corrida Kids é uma extensão especial da IV Corrida Quebrando o Silêncio, que acontecerá no dia 09 de setembro, às 7h. A iniciativa tem como objetivo já conscientizar todas as faixas etárias sobre a valorização da vida. 

“ O nosso intuito é envolver a todos nesta luta pela vida, independente de idade. Sabemos do crescimento assustar da depressão e da ansiedade no público infantil e adolescente, que diversas vezes passam por problemas e influências que depreciam o valor da vida. O nosso objetivo é evidenciar que vale a pena viver sempre”, finaliza Euciany.

Serviço:

Corrida Quebrando o Silêncio – “Todos pela Vida” 

Data: 9 de setembro 

Hora: 7h (corrida Kids)  e 17h  (corrida adultos) 

Local: Shopping Garden (kids e adulto)  

Contato: 92- 98127-9326 – Luciana Santana