Cotidiano

Corpo de Bombeiros faz alerta para inverno rigoroso

Balanço parcial da Operação Inverno 2018 até a manhã de hoje, aponta 12 missões em curso, com atendimento in loco em 6 municípios, além da atuação emergencial em Boa Vista

O Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) e a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (COMPDC), está atuando com ações efetivas e pontuais desde o início de junho, quando o índice pluviométrico se intensificou em Roraima.

Com a elevação do nível dos rios que compõe a Bacia do Rio Branco e a ocorrência de inundações e alagamentos sazonais é que a CEPDC mobilizou todo o efetivo de bombeiros em situações de alerta para atuação emergencial na capital e no interior.

Segundo a corporação, com a implantação da Operação Inverno 2018, que foi lançada no último dia 26, todos os esforços estão sendo adotados diariamente para que a Defesa Civil Estadual em parceria com as Coordenadorias Municipais possam manter ações conjuntas e efetivas de prevenção durante todo o período chuvoso.

O balanço parcial das ações da Operação Inverno 2018, que são atualizadas após o retorno das equipes de campo contabilizou até o final da manhã de hoje (30), 12 missões em curso com o pronto atendimento e verificação in loco em 6 municípios, além da atuação emergencial na capital Boa Vista.

As ações foram intensificadas com 100% da frota de viaturas e mantém equipes diárias de militares em campo para minimizar os efeitos negativos no período de inverno em Roraima.

Além de assistência nas situações de desalojados ou desabrigados está sendo realizado baldeação em regiões alagadas bem como a remoção de animais nas propriedades que ficaram ilhadas.

FRENTE DE AÇÕES

No município de Caroebe, região da Vicinal 28, uma guarnição de bombeiros auxilia na baldeação de moradores daquela localidade para não perderem o escoamento da produção;

Na região do Cujubim em Caracaraí, ocorre o apoio na travessia do rio e em pontos alagados que dificultam o acesso dos moradores; A mesma situação é atendida no Município de Amajarí, na região do igarapé Aramaxim;

Os bombeiros também estão realizando trabalhos de verificação das vulnerabilidades na Rodovia 432, no município de Cantá em áreas da Vila Vintém, Vila Central e vicinal Rio Branco; além de vistorias na Vicinal 4, região do Roxinho e de Tamandaré em Mucajaí.

Na região rural de Boa Vista os militares prestam apoio de travessia na balsa do Passarão, e também estão com revezamento de equipes no trabalho de remoção de gado ilhado em algumas propriedades no município de Alto Alegre, bem como, o resgate de amainais em sítios localizados a mareagem esquerda do Rio Branco, na região do município de Caracaraí.

Segundo o Comandante Geral do CBMRR, Coronel Doriedson Ribeiro, a instituição tem intensificado os trabalhos com alerta de atuação para todos os militares. “Frente ao lançamento da Operação Inverno 2018, todos os recurso, tanto humanos como materiais estão sendo empregados para minimizar os efeitos negativos das chuvas. Estamos com o empenho de 100% das viaturas locadas, bem como do efetivo operacional e administrativo voltados para o atual no cenário emergencial do período chuvoso”. Destacou o comandante do CBMRR.

O CBMRR alerta a população para que em caso de emergência as solicitações devem ser comunicadas imediatamente por meio do telefone de emergência 193 ou pelo telefone 199 da Defesa Civil Estadual.