Cotidiano

Corpo de Bombeiros define plano de ação para o período de estiagem

Em reunião realizada na manhã dessa quarta-feira, 22, o comandante Geral do Corpo de Bombeiros, coronel Doriedson Ribeiro, definiu juntamente com diretor de Proteção e Defesa Civil, coronel Cleudiomar Ferreira, a estruturação do calendário de atividades para o período de estiagem do Estado. A atividade contou ainda com a participação dos membros que compõe a estrutura da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPCEC).

Entre as novidades para este período está a aplicação do novo plano de capacitação do curso de Assistente de Proteção e Defesa Civil, que iniciará na próxima segunda-feira, 27. Tanto o calendário quanto o plano de ação dos cursos de formação e capacitação de produtores rurais e munícipes já estão com suas datas definidas, segundo informou o comandante Geral do CBM.   

“A ideia é formar bases dentro dos municípios, possibilitando a ampliação da atuação da Defesa Civil dentro do Estado para o período de estiagem. Nós já trabalhávamos assim com as prefeituras, mais ainda assim tínhamos dificuldades. Esse trabalho de base vai envolver diretamente a sociedade, em um mote de ‘Cidade Resiliente’, para que nós possamos utilizar os voluntários que queiram fazer os cursos de preparação, para que possam atuar junto a Defesa Civil. A nova legislação já prevê isso e o Plano Nacional da Defesa Civil também”, afirmou.

Além do Calendário de realização dos cursos, a CEPDC também vai realizar o recadastramento e atualização dos brigadistas e bombeiros civis em cada município, para facilitar a convocação para treinamento quando necessário, em consonância com as diretrizes prevista em lei.

“Vamos viabilizar parcerias com as prefeituras municipais para que os produtores rurais e os munícipes tenham condições de participarem do curso e manter um cadastro atualizado de pessoas capacitadas como agentes de Proteção e Defesa Civil para que possam ser empregados sempre que ocorrer uma Situação de Emergência, seja em decorrência do inverno ou no período de estiagem”, ressaltou Ribeiro.

CONFIRA O CALENDÁRIO DE CAPACITAÇÕES

De 27 de Agosto a 1º de Setembro – São Luiz/Vila Moderna

De 3 a 8 de Setembro – São João da Baliza (Sede)

De 10 a 15 de Setembro – Caroebe (Sede)

De 17 a 22 de Setembro – Caroebe/Vila Entre Rios

De 24 a 29 de Setembro – Rorainópolis (Sede)

De 1º a 6 de Outubro – Rorainópolis/Vila Colina

De 8 a 13 de Outubro – Caracaraí 

De 15 a 20 de Outubro – Iracema

De 22 a 27 de Outubro – Mucajaí

De 29 de Outubro a 3 de Novembro – Alto Alegre

De 5 a 11 de Novembro – Amajari

De 12 a 17 de Novembro – Pacaraima

De 19 a 24 da Novembro – Cantá

De 3 a 8 de Dezembro – Bonfim

De 10 a 15 de Dezembro – Normandia

INFORMAÇÕES: Ascom Corpo de Bombeiros.