Saúde e Bem-estar

Conheça erros de organização que deixam a casa bagunçada

Armários caóticos? Fios expostos? Veja esses e outros erros de organização e aprenda a manter a casa sempre em ordem.

Sabia que algumas coisas que você faz para arrumar a casa podem estar fazendo com que ela fique ainda mais bagunçada? Mas fique tranquilo: são errinhos que todos nós cometemos sem perceber.

O primeiro passo para evita-los é entender a diferença entre organizar e arrumar. Separamos este e outros 7 erros de organização e como solucioná-los – prevenindo a bagunça, para sua casa ficar linda e em ordem por mais tempo!

Confundir organizar com arrumar

Essa é a principal dica da designer de interiores e personal organizer Paula Fuzeto, do blog Chega de Bagunça: arrumar e organizar são ações diferentes. As duas têm como objetivo final tornar o ambiente belo e agradável. A diferença é que a arrumação é temporária e puramente estética, enquanto a organização é racional, personalizada e permanente. Ou seja: não é só para ficar bonito, também é preciso ser funcional e prático.

Não ter um método de organização

Já definimos que organizar de verdade precisa de uma lógica. Logo, não adianta sair pela casa jogando lixo fora e limpando aleatoriamente – sem um método para a arrumação, sua casa ficará bagunçada novamente, muito mais rápido.

Precisa de outro método? Na despensa, por exemplo, os alimentos pouco usados como sacos extras de farinha, arroz e açúcar ficam nas prateleiras mais altas. Nos nichos, organize os itens por tamanho, prezando visibilidade: os maiores ficam atrás. Os menores, à frente. Tudo que é usado com frequência fica no meio, ao alcance das mãos. Dentro do armário, use suportes para elevar itens e cestinhas para organizar conjuntos de temperos. 

 

Mudar o lugar das coisas

De vez em quando, mudar o lugar dos objetos é benéfico e pode ser consequência de desapegos, doações, ou compras de coisas novas. Se esse não é o caso, não faça isso! Tudo na casa precisa ter um espaço fixo.

Antes de abrir os armários e começar a tirar os objetos, pare para pensar. Reflita: quem usa aquele espaço? Qual é a sua função? Por que ele está tão desordenado? Eu realmente preciso de tudo isso? Segundo a japonesa Marie Kondo, autora do best-seller A Mágica da Arrumação, você precisa manter em casa somente os objetos que tragam alegria. Uma vez escolhidos, é só determinar o lugar certo de cada um e sempre deixar lá. Depois, a organização funciona somente com manutenção, não precisando de grandes arrumações mensais. Esse truque economiza seu tempo, a curto e longo prazo.

As cartas precisam de sua própria caixa ou gaveta, sem ficar passeando pela mesa de centro, braço do sofá e todas as partes da escrivaninha. Tenha um espaço para velas, outro para ferramentas, outro para produtos de papelaria. No caso de guardá-los em caixas, coloque etiquetas em todas.

Quando cada objeto tem um lugar específico para estar e um motivo, não tem porque haver bagunça. Depois de usar, lembre-se de colocá-los de volta no lugar certo.

Colocar muitos enfeites e objetos em pontos focais da casa

Temos três ambientes como exemplo: o hall, o quarto e a cozinha. Nos três, costumamos abusar de decorações específicas e congestionamos a decoração. O hall fica cheio de porta-retratos, cada um de um tamanho e com um modelo de moldura; a mesa de cabeceira do quarto possui plantas, revistas, perfumes, cremes, mais fotos… e a geladeira, estrela da cozinha, é lotada de ímãs, propagandas e mini calendários.

É importante estabelecer um limite de itens em cada local. Os retratos do hall devem ser bem escolhidos, ou parecerão jogados sem propósito. Além disso, menos fotos valorizam as imagens que estão exibidas!

Fonte: Debora Fernandes/ Casa Claudia

Publicidade