Saúde e Bem-estar

Conheça dez benefícios do chá para sua vida

Quente, frio, de ervas ou flores, o chá é um ótimo companheiro e remédio natural para o organismo

O chá é a bebida típica dos ingleses, mas ele já caiu no gosto dos brasileiros há tempos. Quente, frio, de ervas ou flores, o chá é um ótimo companheiro para um bom livro, para preceder uma boa noite de sono ou até como um remédio natural para o organismo.

Frequentemente, a ciência se debruça sobre os princípios da bebida para descobrir os benefícios e suas propriedades.

1. Bom para o fígado

Pesquisadores do Hospital Universitário de Zhujiang, associado à Universidade de Medicina do Sul da China, descobriram que beber chá pode ter implicações positivas para a saúde do corpo. Um estudo avaliou que as pessoas que consomem chá têm menores chances de desenvolver câncer de fígado, esteatose hepática (gordura no fígado), cirrose e doença hepática crônica.

2. Três xícaras para uma saúde melhor

Diferentes pesquisas demonstram que três xícaras diárias da bebida podem diminuir a chance de desenvolvimento de diferentes doenças. Por exemplo, consumir três xícaras é o suficiente para reduzir a probabilidade de desenvolver câncer de fígado, esteatose hepática (gordura no fígado), cirrose e doença hepática crônica.

A mesma quantidade é o necessário para abaixar em 21% a chance de sofrer um AVC, além de garantir uma redução no desenvolvimento de doença arterial coronariana, morte cardíaca, infarto cerebral e hemorragia intracerebral. 

3. Benefício para a saúde mental

O chá também aparece associado como um fator de diminuição de chances de desenvolver depressão. Três xícaras por dia são o suficiente para reduzir em 37% os riscos de apresentar a doença.

Em diversos estudos, a bebida aparece associada com um fator de aperfeiçoamento de funções cognitivas (Fotos: Divulgação)

4. Hortelã para não esquecer

Se está precisando ficar alerta e com a memória afiada, beba chá de hortelã. Pesquisadores da Universidade de Northumbria, no Reino Unido, analisaram que o consumo da bebida desperta o humor, a cognição e ajuda a melhorar a memória de longo prazo.

5. Quer emagrecer?

Se você está querendo tirar alguns quilinhos da balança, aposte no chá verde solúvel (e também em exercícios físicos). Segundo estudo, quando consumido dez minutos antes da prática de atividades física, a bebida ajuda a promover maior oxidação da massa de gordura corporal, auxilia na redução do triglicérides e ajuda no ganho de força muscular.

6. Concentração

Em diversos estudos, a bebida aparece associada com um fator de aperfeiçoamento de funções cognitivas. Graças à presença de cafeína e do aminoácido teanina, chás podem ajudar na concentração e na capacidade de aprendizagem.

7. Para cair no sono

Aposte na camomila! A planta é rica em antioxidantes flavonoides, sendo que a principal é a apigenina, a responsável por criar um efeito calmante e sedativo que adquirimos ao consumir o chá de camomila. 

8. Xô,TPM

Chás de erva-doce e sálvia funcionam aliviando dores abdominais e o de camomila ajuda diminuindo efeitos de irritação e ansiedade. Já o de canela tem propriedades que aumentam o fluxo menstrual.

9. Sorria!

Um estudo sugeriu que chás verdes e pretos ajudam a reduzir inflamações dentárias e também funcionam como preventivos do crescimento e adesão de bactérias na boca. Isso acontece porque as bebidas contêm flavonoide e catequina, antioxidantes que têm propriedades antimicrobianas.

10. Cansado do calor?

Durante o verão, o chá pode ser tanto consumido frio ou também utilizado como um hack para combater o tempo abafado. Faça um chá de menta, guarde-o na geladeira e quando o líquido estiver gelado, coloque-o em um spray e borrife-o em seu corpo. Caso queira um boost no efeito refrescante, fique na frente do ventilador.

Fonte: Revista Galileu/ Globo

  

Café e chá

Por Roberta D’Albuquerque

Roberta D’Albuquerque é psicanalista, escreve

semanalmente neste espaço e em diversos jornais do Brasil sobre

infância e comportamento

São Paulo deu boas vindas à semana com um domingo escuro de frio e chuvinha insistente. Nada novo para um fim de agosto na cidade que não para de surpreender com verões no inverno, chuvas na época de estiagem e descrédito a todo e qualquer serviço meteorológico que tope prever seu tempo.

Nada novo não fosse domingo o piquenique de aniversário de um dos amigos mais queridos de minha filha caçula. Nada novo se a estrutura do parque incluísse uma área coberta. Nada novo se desde o começo da semana ela não tivesse me encomendado o presente, pensado em mil possibilidades. Nada novo se não fossem duas meninas tossindo cavernosamente que, na minha fantasia, podem se desfazer ao contato de qualquer fio de vento. 

Confesso ter até esquecido da Ju, mãe do aniversariante, enquanto listava os contratempos da chuva aqui no meu pedacinho. Ela se fez lembrar no começo da tarde com um recado coletivo no grupo de pais do whatsapp:“Sim, está frio pra caramba mas o piquenique continua de pé. Se vocês toparem colocar seus casacos, eu prometo levar café e chá”.Um recado que diz tanto sobre ela. Sim, tempo não se prevê, a vida não se prevê, mas há sempre espaço para chás e cafés. Que recado corajoso, que bonito optar pela esperança desde as pequenas coisas. Há de pôr os casacos, há de continuar de pé.

E há de comemorar, os aniversário, a chuva, as surpresas, a cobertura dos amigos, a capacidade de passar pela gripe. Há de tossir para sair da caverna. Viva Teo, viva Ju, viva o rabo do tatu!

Publicidade