Cultura

Conheça a produção de panelas de barro feitas no quintal de casa

Objeto ficou conhecida por dar mais sabor a comida

Arte milenar dos índigenas macuxi, as panelas de barro ficaram famosas por dar mais sabor a comida, mantê-las quente e frescas por mais tempo, além de ser um belo item de decoração regional.

Panelas são produzidas de acordo com técnicas indígenas. Nada de europeu ou africano foi incorporado à prática, autenticamente indígena.

O primeiro passo é seleção da matéria prima, a indígena macuxi Lidia Raposo de 55 anos diz que não pode ser qualquer barro. Ela escolhe retirar a argila de uma região do Napoleão, no município de Normandia, norte do estado, e trazê-la úmida para sua oficina no quintal de casa, no bairro Caranã em Boa Vista. Ou então, a argila é coletada próximo ao Rio Uraricoera, no município de Amajari.

“Antes de coletar o barro, você precisa fazer um teste, faz uma panela, se não quebrar significa que pode ser usada” explica.

O barro vai ao sol durante uma semana para secar. Depois é triturado e peneirado. Depois de peneirado, é misturado com água e precisa descansar durante um dia. A partir daí ela começa a ser modelada. Após ter seu formato pronto, ela passa por um polimento e terá que assar durante algumas horas em uma fogueira.

Procedimento é feito apenas por Lidia, que as vezes tem o apoio das filhas. Ela já ministrou oficinas, ensinou o trabalho a estudantes da Universidade Federal de Roraima, e levou as panelas de barro de Roraima para feiras de artesanato em todo o país.

Esse processo de fabricação é feito desde 2003, ano em que Lidia deixou a comunidade. Ela veio a cidade para ser funcionária pública no estado, mas em seguida perdeu o emprego. Foi em busca de uma renda extra que começou a vende-las por encomenda que transformou na sua principal renda.  

A indígena consegue fazer trinta panelas em uma remessa. Mas tudo depende do clima, nos dias chuvosos, a produção chega a ter uma semana de demora, enquanto no verão, uma panela fica pronta em três dias. Os preços variam de R$10 a R$250 e podem ser feitas a gosto do cliente. Os formatos mais comuns são as frigideiras, panela rasa para a moqueca o caldeirão fundo para sopas e caldos, o médio, perfeito para pirões.

“É a nossa cultura, uma arte milenar, feita por mulheres Macuxi da Reserva Indígena Raposa Serra do Sol. Passada de mãe para filha, já há muitos séculos e ultrapassa gerações. Hoje eu vivo disso, uma amiga me incentivou e eu comecei a trabalhar com elas. Hoje virou um símbolo de Roraima, muitas pessoas encomendam para dar de presente para pessoas de fora, e até de casamentos” ressalta.

Lidia Raposo produz as panelas em uma oficinal no quintal de casa. Ela encomenda as panelas por telefone no endereço Rua Izidio Galdino filho, N°703 no bairro Jardim Caranã ou pelo telefone 99129-9005.