Saúde e Bem-estar

Conheça a diferença entre depilação a laser e luz pulsada

Alta tecnologia que garante eficácia por um período que atinge anos necessitando apenas a manutenção

No intuito de dizer adeus à cera, muitas pessoas recorrem à depilação a laser ou à luz pulsada também conhecida como fotodepilação. Os métodos vêm ganhando força por suas inúmeras vantagens. Mas, entre uma e outra, qual é a melhor opção?

De acordo com a fisioterapeuta, Talita Rodrigues, as duas alternativas são bastante eficazes e têm em comum o resultado de pele lisinha por mais tempo. No entanto, cada uma utiliza um tipo de energia para adquirir o resultado. 

“As duas foram criadas no mesmo período, mas a laser foi muito mais difundido, já a luz pulsada é usada há muito tempo, mas para outras coisas, agora ela foi adaptada para atingir as células que originam o pelo o que impede que nasça novamente por um período mais longo” explicou.

A alta tecnologia que garante eficácia por um período que atinge anos. E quando voltarem a crescer novamente serão mais finos e em menor quantidade, necessitando apenas de uma sessão de manutenção.

“Ela pode ser utilizada em qualquer região, onde conseguir acoplar o aparelho. O indicado é um tratamento em média de oito a dez sessões, que devem ser feitas num prazo de 21 a 30 dias. Com a depilação a lazer, o fecho de luz é mais concentrado, então ele é mais intenso e tem um fecho de luz menor levando mais tempo, sendo mais doloroso. Com a luz pulsada, a sensação da luz é menor consegue ser mais suave por que a dimensão da área que ela atinge é maior. Outra diferença é no valor do procedimento, o laser é necessário o acompanhamento de um médico responsável e ele se torna mais caro por causa disso, além de ser um equipamento mais caro, já que o aparelho tem outras funções como auxiliar nas varizes e manchas” explica. 

A luz pulsada por ser menos invasivo, também causa menos dor. É importante ressaltar que, embora conhecidas como métodos definitivos, o termo está incorreto. Na prática, ambas são capazes de reduzir até 80% a 85 % dos pelos, tanto na quantidade, como também, na espessura.

“A luz pulsada é um aparelho mais simples de se manusear, é um equipamento relativamente mais barato que vai trazer o mesmo resultado que a depilação a laser. Muitas pessoas acreditam que a fotodepilação só pode ser feita a laser, e não” relatou.

Pós procedimento – Após o ritual, seja qual for o método utilizado, o ideal é passar o mesmo creme hidratante usado antes da retirada dos pelos para revitalizar e proteger a pele.

“O indicado é não pegar sol nos os dois dias seguintes. Algumas pessoas tem uma sensibilidade maior e podem sentir a pele um pouco mais sensível, nós recomendamos que a pessoa passe creme hidratante na pele, não ir direto para uma academia, evitar suar e se no final do dia sentir a sensação, é bom resfriar a região passando seu creme de preferência e no outro dia, a pele estará normal” contou.

Talita Rodrigues é fisioterapeuta proprietária da Depilex, localizada na avenida Getúlio Vargas, 5485, centro.