Cotidiano

Confira quais serviços serão mantidos neste feriado

A Prefeitura de Boa Vistae o Governo de Roriama divulgaram nesta sexta-feira, 17, quais serviços serão mantidos no dia 20 de novembro, próxima segunda-feira, data que celebra o Dia da Consciência Negra.

Na Capital, a Prefeitura manterá apenas os serviços essenciais de coleta de lixo domiciliar, Guarda Municipal, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Urgência e Emergência do Hospital da Criança Santo Antônio, serviços da Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran) e a Central de Atendimento 156. As repartições públicas e unidades básicas de saúde não funcionarão.

Transporte Público – No feriado, os ônibus circularão com 85% da frota e táxi lotação de 8h ao meio dia.

O Governo de Roraima informa sobre os serviços essenciais que estarão em funcionamento de 18 a 20.

SAÚDE – As unidades de saúde que realizam atendimentos de urgência e emergência como o Pronto Atendimento Airton Rocha, Pronto Socorro Francisco Elesbão, HMINSN (Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth) e PACS (Pronto Atendimento Cosme e Silva) funcionarão normalmente.
As unidades de saúde do Interior do Estado que possuem o serviço de urgência e emergência também funcionarão ininterruptamente para esta finalidade. A Central Estadual de Regulação do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) também manterá suas atividades normais, durante 24 horas, por todo o feriado.

HGR – As equipes do Pronto Atendimento Airton Rocha e do Pronto Socorro Francisco Elesbão serão reforçadas para atender as ocorrências nas portas de entrada de urgência e emergência, frente à demanda que tende a aumentar no feriado.

Pronto Atendimento Cosme e Silva – Localizada no bairro Pintolândia, a unidade vai reforçar a equipe médica e de enfermagem para atender com maior agilidade os casos de urgência.

O Hospital Regional Sul, em Rorainópolis, também está se preparando para atender as demandas no feriado. Já as unidades que fazem atendimento ambulatorial, como o CRSM (Centro de Referência de Saúde da Mulher), O Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima), Laper (Laboratório de Anatomocitopatologia de Roraima), Nerf (Núcleo Estadual de Reabilitação Física), bem como os setores administrativos, não funcionarão na segunda-feira (20) e retomam as suas atividades na terça-feira (21).​

SEGURANÇA – A Polícia Civil de Roraima informa que durante o feriado, os flagrantes serão todos direcionados a Central de Flagrantes na Quinta Delegacia de Polícia Distrital (5a DPD). Localizada na Rua Parque Industrial, S/N, Bairro Distrito Industrial.

Os registros de Boletim de Ocorrência serão realizados normalmente em todos os DPs, onde agentes de plantão estarão em cada um deles para atender os registros de ocorrências que não forem flagrantes.

O Instituto Médico Legal e o Instituto de Criminalística funcionarão em regime de plantão para atender às solicitações das autoridades policiais sempre que se fizer necessário, na capital e no interior.

No interior as delegacias funcionarão em regime de plantão, com registro de ocorrências em todas as delegacias, e, havendo flagrante, o delegado de plantão na região vai lavrar o procedimento.

POLÍCIA MILITAR – A PMRR (Polícia Militar de Roraima) irá atuar normalmente com o policiamento ostensivo em todo o Estado, atendimentos de emergência pelo 190, e também com o policiamento sendo reforçado na Capital ou no Interior, onde for necessário.

BOMBEIROS – O Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) informa que vai manter seu efetivo operacional ordinário durante a segunda-feira (20), referente ao feriado em que se comemora o aniversário de Zumbi dos Palmares. Serão empregados bombeiros especialistas em atendimento pré-hospitalar, combate a incêndios, salvamento aéreo, terrestre, veicular, operações de busca e salvamento e operações de mergulho.

Além dessas atividades o CBMRR mantém aos domingos, duas equipes de guarda vidas no rio Caçari e rio Branco, percorrendo os balneários concentrados na parte urbana da capital, destinado a trabalho de prevenção a acidentes aquáticos nessas localidades.

Em Boa Vista, o serviço funcionará com dois caminhões da Companhia de Combate a Incêndio, um com capacidade para 5 mil litros de água, outro com 10 mil litros; uma ambulância da Companhia de Atendimento Pré-hospitalar e duas caminhonetes operacionais, sendo uma do comandante do socorro e outra da Companhia de Busca e Salvamento, além de um a guarnição de Combate Florestal extra, para atender eventuais chamas dessas ocorrências na área urbana e rural de Boa Vista.

Em Caracaraí, Rorainópolis e Pacaraima os bombeiros manterão diariamente os serviços nas companhias com caminhões de combate a incêndios e equipes do Grupamento de Busca e Salvamento. Em todos os quartéis há mergulhadores escalados nos plantões.

Todas as ocorrências envolvendo vítimas presas em ferragens, afogamentos, incêndios em residências, comércios e veículos, entre outras, devem ser comunicadas imediatamente ao telefone 193 ou pelo telefone 199 da Defesa Civil.

CAERR – A Caerr (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) informa que funcionará em regime de plantão durante o feriado prolongado em alusão a Consciência Negra (entre os dias 18 e 20) para atendimento de manutenção das redes de água e esgoto, bem como das estações de tratamento e estações elevatórias. As agências de atendimento estarão fechadas, porém, o serviço de Call Center funcionará normalmente.

A Caerr orienta aos clientes que necessitarem de atendimento durante o feriado, que entrem em contato com a empresa pelos canais de atendimento disponíveis, como a Central de Atendimento, 0800.280.9520, sábado, domingo e no feriado, de 8h às 18h, pelo aplicativo Caerr Mobile (disponível para Android) ou por meio do portal da Companhia, www.caer.com.br.

Com informações da Semuc da Secom-RR