Entretenimento

Confira oito dicas para aproveitar bem o celular durante as férias

Com a chegada do período de férias, a utilização de smartphones passa a ser cada vez maior pelos usuários

O celular é hoje um companheiro inseparável para a maioria das pessoas. Seja no registro de imagens, filmes, busca por informações locais ou qualquer outra interação. Ainda mais quando se fala em viagens.

Com a aproximação das férias, onde muitos devem sair da cidade em busca de descanso e diversão, selecionamos oito dicas para que você aproveite todo esse período sem surpresas na conta de telefone.

PARA ECONOMIZA – Confirme antes da viagem se a linha tem o serviço de roaming ativo. Para passeios nacionais, a dica é acompanhar o consumo de dados e ficar atento a cobranças adicionais.

ACOMPANHE O CONSUMO – Em viagens nacionais é comum ficar mais conectado ao pacote de dados do que ao wi-fi. Por conta disso, para evitar atingir a franquia de dados do plano, é importante acompanhar o consumo e evitar uso desnecessário, que possa ocasionar o fim do plano de internet e a necessidade de contratação de um pacote adicional.

ROAMING INTERNACIONAL – Atualmente, existem pacotes acessíveis que possibilitam o uso de dados e voz no exterior com segurança. A preocupação com o roaming é bastante frequente quando se trata de viagens internacionais, então escolher o melhor para o bolso é fundamental.

ENTRETENIMENTO CONSCIENTE – Para evitar imprevistos, é preciso estar atento ao uso de dados com músicas ou jogos no smartphone. Seja em viagens internacionais ou nacionais com franquia de dados excedidas, o cliente deve dedicar um tempo para baixar as músicas antes da viagem, com o objetivo de ouvi-las no modo off-line (sem conexão com a internet) e evitar jogos que precisem realizar download durante o uso.

APLICATIVOS ÚTEIS – Existem aplicativos de compressão de dados que permitem diminuir o tamanho de imagens e vídeos, ajudando no compartilhamento e postagem dos conteúdos. Há também ferramentas que permitem ao usuário identificar quando o roaming está em uso e admite o bloqueio de alguns aplicativos para que eles só funcionem com o Wi-Fi em uso.

FERRAMENTAS DE LOCALIZAÇÃO OFF-LINE – Uma boa opção para quem quer utilizar mapas ou aplicativos para auxiliar na localização, mas não deseja gastar seu pacote de dados ou depender de wi-fi, são as ferramentas de localização e navegação que funcionam off-line. Existem também plataformas que informam sobre linhas de metrô na Europa e Estados Unidos, por exemplo.

Há opções, ainda, que fornecem localização geográfica detalhada, exigindo conexão apenas para download do mapa. O acesso não necessita de internet.

USO INTELIGENTE DE NAVEGADORES – Nem todos sabem, mas há navegadores em que é possível utilizar menos dados do que outros. Com menos megabytes, a navegação terá mais velocidade e economia na franquia de dados contratada. Alguns também permitem que suas páginas sejam carregadas em um local conectado e fiquem salvas para leitura off-line, sem necessitar usar o roaming ou carregá-las novamente.

GASTE O MÍNIMO POSSÍVEL – Se o objetivo for economizar e não houver necessidade de usar dados ou voz em viagens internacionais, o usuário deve manter o aparelho em modo avião durante o tempo que estiver no exterior. Se preferir limitar o uso apenas para ligações, deve desativar o roaming de dados do smartphone, função localizada nas configurações do celular.

*INFORMAÇÕES: Três Comunicações MKT.