Cotidiano

Confira o funcionamento de serviços essenciais no feriado

Boa vista terá seis dias de recesso, somando feriados, pontos facultativos e fim de semana

FABRÍCIO ARAÚJO

Colaborador da Folha

O Estado terá seis dias de folga, entre feriados, pontos facultativos e final de semana. Pensando nisso, a Folha preparou um informativo sobre o funcionamento de serviços essenciais durante o período de quase uma semana de feriado.

No dia 15 é feriado da Proclamação da República, no dia seguinte, sexta-feira, 16, foi dado ponto facultativo, depois vem o sábado e domingo. Na segunda-feira, 19, mais um ponto facultativo e na terça-feira, 20, é comemorado o Dia da Consciência Negra, que em Boa Vista é feriado municipal.

Na área da saúde, unidades que realizam atendimentos de urgência e emergência, como o Pronto Atendimento Airton Rocha, Pronto Socorro Francisco Elesbão, o Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth e Pronto Atendimento Cosme e Silva funcionarão normalmente durante o feriado prolongado de 15 a 20 de novembro. Assim como as unidades de saúde emergenciais do interior.

Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) funcionarão atendendo apenas aos pacientes já internados e voltam a receber pacientes externos na próxima quarta-feira, 21. O Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima (Hemoraima) estará fechado nos dias 15, 17, 18 e 20. Para os doadores, o Hemoraima estará aberto no dia 16, das 7h30 às 12h, e no dia 19 somente para doadores agendados.

Já o serviço da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caerr) terá expediente normal durante os pontos facultativos (16 e 19 de novembro), mas que estará fechada durante os dias 15 e 20.

Porém, o serviço de callcenter funcionará normalmente e haverá regime de plantão para manutenção das redes de água e esgoto e atendimento de ocorrências, bem como das estações de tratamento e estações elevatórias. Em caso de necessidade de contato, o número é 0800 280 9520.

O Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) informou que vai reforçar seu efetivo operacional ordinário durante o período de 15 a 20 de novembro. Serão empregados bombeiros especialistas em atendimento pré-hospitalar, combate a incêndios, salvamento em altura, terrestre, veicular, operações de busca e salvamento e operações de mergulho.

A Polícia Militar de Roraima (PMRR) manterá o policiamento na Capital e no interior. Em Boa Vista será intensificado policiamento em pontos estratégicos, de corredores comerciais e bancários. Já no interior, o policiamento será reforçado em dois eventos de grande ponta: o festival de Tepequém, na sexta-feira, 16; e no sábado, 17, no festival folclórico em Caracaraí. Nos demais municípios haverá policiamento de rotina.

Para o registro de boletins de ocorrência, a Delegacia-Geral da Polícia Civil de Roraima informou que todas as pessoas que necessitarem dos serviços da Polícia Civil, devem se dirigir à Central de Flagrantes, que funciona na sede do 5º DP (Distrito Policial), localizada na Rua Parque Industrial, S/N, Bairro Distrito Industrial.

No Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) não haverá expediente no período de 15 a 20 de novembro. O Judiciário Estadual funcionará em regime de plantão para os casos urgentes, conforme escalas previamente definidas pela Presidência e Corregedoria-Geral de Justiça.

Os prazos processuais que vençam neste período ficam automaticamente prorrogados para o dia 21 de novembro, na próxima quarta-feira.

As agências bancárias estarão fechadas nos dias 15 e 20 de novembro, mas funcionarão sem nenhuma alteração em 16 e 19.

Prefeitura não respondeu sobre serviços municipais

Entramos em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura de Boa Vista pedindo informações sobre o funcionamento dos serviços municipais durante o feriado prolongado, como postos de saúde, guarda municipal e transporte público – ônibus e lotação –, mas não obtivemos resposta.

A assessoria chegou a responder o e-mail questionando qual o veículo de comunicação estava solicitando a informação e o prazo para a resposta. As informações foram repassadas, mas depois disso não obtivemos nenhum tipo de retorno até o fechamento desta edição.