Cotidiano

Condutores invadem áreas para pedestres

O desrespeito às placas de sinalização já causou atropelamento e assusta famílias que usam a praça

Apesar da sinalização proibindo o tráfego de veículos na Praça Germano Augusto Sampaio, bairro Sílvio Botelho, zona oeste da cidade, espaços para pedestres servem de atalho aos condutores que querem desviar de um trecho em obras nas proximidades. 

A denúncia é feita por usuários que temem por sua integridade física. Alegam ser arriscado fazer atividades no lugar e que apesar de haver uma guarita da Guarda Civil Municipal (GCM), os agentes nada fazem para coibir o tráfego de veículos.

A autônoma Sônia Carvalho mora próximo ao local e com orçamento apertado, diz que a praça é a única opção para lazer da família que tem três crianças. “Com carros e bicicletas passando por dentro, a praça mais parece uma rua e está arriscado passear por ali”, comentou. Ela se diz indignada porque a filha de oito anos foi atropelada por uma moto. Felizmente a menina teve apenas escoriações.

“Meu dinheiro é pouco e a praça era a única opção para passear e brincar com meus filhos. Agora com o trânsito que existe lá dentro, perdemos o espaço. É perigoso andar por ali”, lamentou.

Outro morador que não quis se identificar, disse que a situação é absurda. A sinalização proibindo o trânsito de carros e motos não é respeitada, expondo a riscos a integridade física das pessoas. Segundo ele, existem guardas municipais permanentes, mas eles fazem de conta que nada está acontecendo.

“É chata essa situação! A praça deixou de ser espaço de lazer e virou avenida. Tem placas proibindo, mas eles trafegam assim mesmo. A Guarda Municipal tem um posto aqui, mas não faz nada”, comentou, demonstrando insatisfação.

PREFEITURA – Em Nota, a Prefeitura de Boa Vista informa que a Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito irá reforçar a fiscalização nas proximidades da Praça Germano Augusto Sampaio. Se constatado o tráfego em local não permitido ou em via restrita, serão tomadas as providências conforme a legislação vigente.

A Smtran adverte que se há placas proibindo o acesso de veículos, os condutores devem respeitá-las. Caso isso não esteja acontecendo, poderão ser notificados. (E.S)