Cotidiano

Concerto marca comemoração do aniversário de criação da PM

O evento começa na terça-feira, 21, às 19h30 e será realizado no CAF (Centro Amazônico de Fronteiras), da UFRR (Universidade Federal de Roraima), com entrada franca.

Um concerto da banda de música da PMRR (Polícia Militar de Roraima) marca, na próxima terça-feira, 20, o aniversário de 43 anos de criação da Corporação. O evento começa às 19h30 e será realizado no CAF (Centro Amazônico de Fronteiras), da UFRR (Universidade Federal de Roraima), com entrada franca.

Reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado, por meio da Lei Nº 1.269/18, de iniciativa do Poder Legislativo, a banda de Música da Polícia Militar tem 29 anos de criação, executa um repertório eclético, do clássico ao popular, já gravou CDs e se apresenta em solenidades militares, civis e eclesiásticas.

Com 43 anos, a PMRR dispõe em seu Quadro de Organização a previsão de 3.500 policiais militares, mas conta atualmente com 1.812 policiais militares, sendo 1.511 homens e 301 mulheres. Esse número deve aumentar no próximo ano, com a contratação de 400 novos policiais, após concurso público a ser realizado no próximo mês de dezembro.

Responsável pela preservação da ordem pública e da integridade das pessoas e do patrimônio, a PM atua em Boa Vista e em todos os municípios de Roraima, por meio dos Comandos de Policiamento da Capital, que comporta Batalhões e Companhias, e do Interior, composto por seis Companhias.

Histórico – A célula primária da Polícia Militar de Roraima foi a Guarda Territorial, criada por meio do Decreto Nº 2, de 21 de novembro de 1944, um ano após a criação do Território Federal do Rio Branco, instituído em setembro de 1943. Além de ser responsável pela manutenção da ordem interna do Território, a Guarda trabalhava na reparação e construção de prédios públicos, de estradas e caminhos, além de fazer serviços de transportes e outras atribuições correlatas.

Com a evolução do Território, na década de 1970, resultando em crescimento dos índices migratórios e econômicos e consequente aumento da criminalidade, houve necessidade de novas medidas no campo da segurança pública. Foi então criada pela Lei 6.270, de 26 de novembro de 1975, a Polícia Militar do Território Federal de Roraima. Em 1977, essa Lei foi regulamentada pelo Decreto-Lei 79.108, sendo efetivamente implantada a Policia Militar do Estado de Roraima.

Fonte: Secom