Cotidiano

Comunidade ribeirinha está sem energia há seis meses

Uma nova ação foi ajuizada no Ministério Público para cobrar distribuidora de energia responsável

*Atualizado às 10h05

FABRÍCIO ARAÚJO

Colaborador da Folha

Cerca de 20 famílias que vivem na Comunidade Xixuaú, no distrito de Santa Maria do Boiaçu, em Rorainópolis, sofrem com a falta de energia há seis meses.  Elas estão improvisando com lamparinas para terem iluminação, mas para outras situações que dependem de energia não tem jeito. Quem vive no local acaba prejudicado de diversas formas, inclusive com eletrodomésticos que já não funcionam mais pela falta de uso.

O fundador e presidente da comunidade, Elton Leite da Encarnação, garantiu que diversas reclamações já foram feitas à distribuidora de energia, mas nenhuma solução foi dada.

“Fiz diversas ligações para o escritório do responsável pela máquina e às vezes dizem que não têm conhecimento da situação e outros dizem que está em andamento, é preciso esperar o processo e fica nesse vai e não vai”, declarou.

Ainda de acordo com ele, as crianças são as mais prejudicadas com o problema, pois não há acesso à Internet para que possam estudar e as salas de aula tornam-se desagradáveis por causa do calor.

“O governo federal colocou Internet lá [na comunidade] e a falta prejudica os estudos das crianças e nosso dia a dia também. Temos eletrodomésticos que já não funcionam mais por não usarmos”, afirmou.

COBRANÇA – No ano passado, o vereador de Rorainópolis Leocádio Rodrigues ajuizou uma ação no Ministério Público de Roraima (MPRR) para cobrar à Eletrobras [atualmente Roraima Energia] uma medida após a Vila Remanso e a Comunidade Xixuaú ficarem três meses sem energia.

A situação da Vila Remanso foi resolvida, mas não houve uma reposta para as famílias que vivem em Xixuaú, por isso Leocádio Rodrigues reiterou o pedido ao MPRR ontem, 13, a fim de que se tenha uma solução para a falta de energia na comunidade ribeirinha.

“Estas comunidades são dependentes de energia. Hoje, em qualquer lugar que você estiver, a energia é uma necessidade de primeira por causa de alimentação, escolas, postos de saúde. E está comunidade já está há seis meses sem energia”, declarou o vereador.

A assessoria de comunicação do MPRR informou por meio de nota que, diante da denúncia, já requisitou novas informações à Roraima Energia sobre a falta de energia elétrica na região e aguarda resposta para adotar providências.

O OUTRO LADO – Por meio nota, a Roraima Energia informou que assim que tomou conhecimento do fato, tomou de imediato providências para resolver o problema existente na comunidade Xixuaú.

“Após avaliação, foi constatado a inviabilidade de recuperação do gerador. Mas estamos  providenciando outro grupo gerador para instalação na comunidade do Xixuaú, com previsão de instalação até 22 de fevereiro”, completou.

* ESTE CONTEÚDO FOI ATUALIZADO

A matéria foi atualizada após o envio da resposta da Roraima Energia na manhã desta quinta-feira, 14.