Saúde e Bem-estar

Como identificar uma infecção

Diversos sintomas podem estar ligados a infecção de ouvido

Você ou seu filho apresentam sintomas, como febre, vômitos, dor de garganta, inchaço ao redor da orelha? Fique atento, esses sintomas podem ser de uma infecção do ouvido, também conhecidas por otite. 

Diversos sintomas podem estar ligados a infecção de ouvido. Existem as causas que surgem em outras regiões do corpo. A otite ou infecções de ouvido são as maiores causas de consulta ao otorrinolaringologista. 

De acordo com o médico otorrinolaringologista, Mauro Shimitz, em alguns casos, uma dor de ouvido pode ser preocupante, mas na grande maioria das vezes o incômodo é causado por uma infecção.“A anatomia do ouvido e das vias aéreas são mais sensíveis, a doença pode ter várias causas, por exemplo a infecção não bacteriana, como a alergia. Mas geralmente ocorre por infecções pela bactéria ou fungos na pele do canal auditivo”, explica o médico.

O especialista ressalta que nem sempre, a otite é identificada rapidamente, caso não sejam tomadas as devidas providências, o problema pode se tornar recorrente, angustiando cada vez mais os pacientes.

“Para descobrir se a origem da dor de ouvido é uma infecção, é preciso prestar atenção aos sintomas.A otite externa aparece mais constantemente em crianças depois dos quatro anos de idade e envolve o ouvido externo e canal auditivo. Os pacientes sentem uma dor forte quando tocado ou puxado, já a otite média ocorre quando há uma infecção atrás do tímpano”, explica o médico.

Entre os sintomas, o paciente pode apresentar dor, febre,  perda temporária da audição, dor de garganta ou de dente, além da presença de um líquido saindo do canal auditivo. A drenagem pode ser aquosa, com sangue ou grossa e esbranquiçada, como pus.A condição tende a ser indolor, mas às vezes a pressão criada pelo líquido pode ser o motivo da dor de ouvido.

As infecções de ouvido são causadas por vírus ou bactérias presentes no ouvido, mas também podem ser resultado de gripe e do acúmulo de fluidos na região. Se o problema for persistente e causar incômodos, pode ser realizado um procedimento médico simples no qual é drenado o líquido para fora do ouvido. 

“É possível acumular fluído atrás do tímpano. Em alguns casos é necessário até uma cirurgia para remoção. Se houver o menor sinal de secreção no ouvido, que pode ser escura ou amarelada, procure ajuda de um otorrinolaringologista”, reforça o médico.

Como forma de proteção a otite, o ideal é manter as vias respiratórias sempre limpas, já que em grande parte dos casos, as infecções e inflamações nessa área causam a doença. No caso de ocorrência frequente, o paciente deverá ser examinado  pelo médico de forma a serem analisados os fatores que provocam a infecção.