Política

Comissão técnica do Governo Federal vem a Roraima

A previsão é que a comitiva embarque para Roraima às 14h de hoje, 20

Após o conflito ocorrido no final de semana, o Governo Federal decidiu encaminhar uma comissão interministerial para averiguar a situação nos municípios de Boa Vista e Pacaraima. A previsão é que a comitiva embarque para Roraima às 14h de hoje, 20, e fique até terça-feira, 21, com possibilidade de prorrogação.

Segundo as declarações feitas pelo ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Sergio Etchegoyen, a comissão é formada por técnicos da Casa Civil, GSI, Defesa, Direito Humanos, Desenvolvimento Social, Ciência e Tecnologia, Segurança Pública, Desenvolvimento Social e Relações Exteriores.

De acordo com o ministro, os servidores devem identificar “o que mais pode ser feito e as providências que podem ser tomadas pelo Governo Federal”, além de trazer os resultados das ações de repressão aos conflitos na região.

“São pessoas técnicas, mas com poder de decisão. Vão delegar as medidas que forem necessárias”, explicou Etchegoyen. ”Eles vão buscar os dados, ver as condições e o que mais pode ser feito”.

Sobre as medidas que podem ser tomadas, o ministro apontou algumas no âmbito social e da saúde, como intensificação de vacinação; ampliação de abrigos e aceleração na construção de outros espaços; estabelecimento de comunicações mais confiáveis e efetivas por conta da baixa qualidade de internet no Estado, entre outras.

“O Governo está tomando todas as medidas para exceder o processo de interiorização e todas as medidas visam assegurar o bem-estar e a segurança da população de Roraima, dando o tratamento digno que merece qualquer imigrante ou refugiado de acordo com as lei de migração brasileira”, completou o ministro.

Colaborou a repórter Paola Carvalho.