Cotidiano

Coligação é contra limitação de horário

Reclamação feita ao TRE pela coligação de Suely Campos pede que Prefeitura permita lotação circular em horário normal no domingo

A Coligação Salve Roraima, da candidata Suely Campos (PP), protocolou um ofício e uma reclamação junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE) contra a suposta decisão da Emhur (Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional do Município de Boa Vista) que teria limitado o horário de tráfego de táxi-lotação das 8 às 12 horas no domingo, dia 5, quando ocorrem as eleições.
O coordenador da campanha de Suely, Neudo Campos, que preside o PP em Roraima, afirmou para a Folha que a coligação recebeu a informação do Sindicato dos Taxistas de que vários profissionais se mostraram insatisfeitos com a decisão. “Além de ajudarem no transporte mais ágil e eficiente dos eleitores que moram distante, esses profissionais também têm a oportunidade de faturar. Muitos eleitores podem ficar impedidos de votar sem esse serviço, o que vai contribuir para a abstenção”, disse.
Segundo ele, nas eleições 2010 e 2012, os táxis-lotação tiveram permissão para trafegar até as 20 horas no dia do pleito. “O que queremos é apenas que o Tribunal se sensibilize e solicite à Ehmur a extensão desse horário de trafegabilidade no dia 5”, disse.
Neudo afirmou que com a escassez do transporte público, já que os lotações estão impossibilitados de trafegar, o transporte ilegal de eleitores será favorecido. “Sabemos que grande parte dos veículos de transporte escolar, por exemplo, está ligada a políticos, e essa questão pode se transformar em uma oportunidade para a compra de votos, que sabemos que acontece em toda eleição, principalmente por parte de quem está no poder”, afirmou.
O coordenador da campanha disse que o prazo curto, já que faltam dois dias para o pleito, não seria problema, uma vez que, neste período, a Justiça Eleitoral contabiliza seus prazos em horas. “Isso exige uma providência, uma decisão imediata. Esperamos, sim, que a Justiça coíba isso, faça como foi feito em 2010 e 2012, e proporcione aos eleitores meios de chegar às urnas e votar conforme sua consciência”, frisou.
Por conta do horário que a informação chegou à equipe de reportagem, não foi possível ouvir a manifestação da Ehmur acerca da limitação do táxi-lotação. (EPR)

Publicidade