Cotidiano

Codesaima terá que chamar concursados

A medida ocorre após cumprimento de ação da Justiça do Trabalho na manhã desta segunda-feira, 27; O órgão terá que apresentar plano de trabalho no prazo de 30 dias

Em face do pedido de intervenção da Companhia de Desenvolvimento de Roraima (Codesaima), feito pela Justiça do Trabalho no fim da manhã desta segunda-feira, 27, o Governo do Estado confirmou, em nota, que fará a exoneração de todos os funcionários contratados sem concurso público e de cargos de comissão, ficando obrigado a fazer a convocação dos aprovados em certame para o preenchimento das vagas remanescentes.

A medida também impede que o Governo faça a contratação de comissionados ou de servidores em regime de temporários. “O Governo do Estado vai analisar o conteúdo da decisão da Justiça do Trabalho e prestar o apoio necessário para o seu cumprimento”, destacou.

Outro efeito da decisão judicial foi à suspensão da posse da nova presidente do órgão. Segundo apuração realizada pela FolhaWeb, a medida ocorreu em razão de uma denúncia protocolada junto a  2ª Vara do Trabalho de Boa Vista, que tem como titular a Samira Márcia Zamagna Akel.

Por conta disso, a Justiça do Trabalho nomeou como presidente interino o capitão da Polícia Militar Diego Souza Bezerra. Os demais membros da diretoria permanecerão em seus cargos, segundo o Governo.

“O capitão Diego permanecerá no cargo pelo prazo de 180 dias, devendo, em 30 dias apresentar um plano de trabalho em juízo com o objetivo principalmente de fazer cumprir as decisões judiciais relacionadas aos servidores”, completou a nota.

A reportagem esteve acompanhando o desenrolar das ações na Codesaima e a sensação dos servidores com a presença das autoridades federais era de alívio, uma vez que muitos alegaram nem saber que assumiria a direção do e que por meses todos estavam sem saber o que estava acontecendo na administração do órgão.