Entretenimento

Clube de Astronomia disponibiliza telescópio para observar 'Super Lua Azul de Sangue'

Três fenômenos com a lua acontecem nesta quarta-feira, 31

Três fenômenos envolvendo a Lua ocorrem nos céus desta quarta-feira (31) e poderão ser observados em Boa Vista, o Clube de Astronomia de Roraima realiza uma observação gratuita na Orla Taumanan para observar a Super Lua, a Lua Azul e um Eclipse Lunar, que deixará a Lua alaranjada.

O clube disponibiliza telescópios de alta tecnologia para que a população possa observar os fenômenos.

De acordo com o fundador do clube, Abreu Mubarac, a proposta do grupo, além das observações, é reunir pessoas para debater novas pesquisas e fotografar o espaço.

Para ele, olhar além das nuvens está deixando de ser privilégio dos pesquisadores com a multiplicação de observatórios como espaços de saber e entretenimento para quem gosta de olhar para o céu e estudar os astros.

“A contemplação do céu, tanto a olho nu como através de telescópios, é sempre encantadora: observar a forma das constelações, estrelas binárias, um ou outro grupo de estrelas; e, para os mais sortudos, quem sabe, um meteoro”, contou. O grupo existe desde 2016, para participar basta ir às reuniões que ocorrem mensalmente. Não é necessário possuir telescópio.

Criado em abril do ano passado, o Clube de Astronomia e Ciência de Roraima realiza encontros para observação em diversos pontos da cidade. A iniciativa disponibiliza telescópios de alta qualidade para que as pessoas possam observar o céu com detalhes mais evidentes nas superfícies dos planetas.
Entenda cada fenômeno:

Super Lua – A Super Lua, como é conhecida popularmente, é na verdade uma Lua cheia que ocorre nas proximidades do ponto da órbita em que a Lua está mais próxima da Terra, chamado de perigeu. Pela proximidade com a Terra, a Lua parece ser maior e mais brilhante no céu. A diferença de tamanho é mais fácil de perceber quando a Lua está mais próxima do horizonte.

Lua Azul – O segundo fenômeno é a Lua Azul. No dia primeiro de janeiro tivemos uma Lua Cheia – que também foi uma Super Lua – e como o tempo entre as duas Luas Cheias é de aproximadamente 29 dias, até o fim do mês teremos mais uma Lua Cheia.

Eclipse lunar – A Super Lua e a Lua Azul coincidem com um terceiro fenômeno, um eclipse lunar. Em um eclipse lunar, a Lua mergulha na sombra da Terra ficando com uma cor alaranjada, por causa dos raios de luz que atravessam a atmosfera terrestre.

A Super Lua é um evento bem comum, em geral há 2 ou 3 delas a cada ano, já a Lua Azul acontece uma vez a cada um ou dois anos. Os eclipses são bastante comuns, em geral acontecem pelo menos 2 todo ano em algum lugar do planeta.

Serviço
Noite de observação
Data: 31 de Janeiro
Local: Orla Taumanan
Entrada Franca