Polícia

Cipa apreende veículo com mais de 800 litros de combustível

Na carroceria do automóvel estavam 810 litros de combustível, 20 de lubrificante, uma hélice e um tanque de motor de popa

No fim de semana, homens da Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipa) apreenderam uma caminhonete modelo Toyota Hilux carregada com material que seria levado para uma região de garimpo. A abordagem ocorreu na Avenida Carlos Pereira de Melo, bairro Jardim Floresta. O condutor não reagiu à detenção.

Segundo os policiais, na carroceria do automóvel estavam 810 litros de combustível, 20 de lubrificante, uma hélice e um tanque de motor de popa. A ação se deu enquanto a equipe fazia patrulhamento pelas vias que dão acesso ao Anel Viário, ocasião em que se depararam com o veículo.

O condutor não apresentou a documentação para fazer o transporte dos itens, portanto o material estava sendo carregado em desacordo com a legislação vigente. Três homens estavam na picape e confessaram que levariam os produtos para atividade de garimpo ilegal. Os responsáveis pelo material e o carregamento foram apresentados na Central de Flagrantes do 5º DP.

O transporte inapropriado de combustível é crime ambiental previsto no art. 56 da Lei 9.605/98. Quem “produzir, processar, embalar, importar, exportar, comercializar, fornecer, transportar, armazenar, guardar, ter em depósito ou usar produto ou substância tóxica, perigosa ou nociva à saúde humana ou ao meio ambiente, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou nos seus regulamentos”, está sujeito à pena de reclusão de um a quatro anos, além de multa.

OUTRA OCORRÊNCIA – A Cipa também apreendeu um caminhão Mercedes Benz transportando madeira sem o documento de origem florestal (DOF). A ação policial ocorreu no bairro Cidade Satélite. Ao conferir o material, a equipe descobriu que havia 12 metros cúbicos de madeira. O motorista foi informado de que seria conduzido ao prédio do 3o DP.

“Vale lembrar que o DOF é documento obrigatório para qualquer traslado de madeira, seja intermunicipal ou interestadual”, ressaltou a Cipa.