Cultura

Cinema do Sesc exibirá filmes gratuitos nas quintas-feiras

Sessões ocorrem de 30 de agosto a 8 de novembro

O projeto ‘Quinta da Sétima’ irá exibir filmes no cinema do Sesc Mecejana todas as quinta-feiras.  A proposta é fomentar o cinema brasileiro e proporcionar para o público em geral, exibições de filmes com entrada gratuita. Os primeiros filmes a serem exibidos nesta quinta-feira (30), serão: Vip’s e Tropa de Elite 2, ambos com o ator Wagner Moura. A primeira sessão terá início às 19h e a segunda às 21h.

As sessões ocorrem de 30 de agosto a 8 de novembro, sempre no CineSesc Abrahim Jorge Fraxe (Sesc Mecejana), 10 filmes de diversos gêneros. Classificação indicativa de acordo com o filme exibido.

O projeto tem apoio ANCINE (Agência Nacional do Cinema) e visa exibir filmes nacionais e demonstrar a força da marca que os filmes já possuem, pois já são partes integrantes do patrimônio cultural do Brasil. A exibição às quintas-feiras com o título ‘Quinta da Sétima’, faz referência ao termo ‘sétima arte’ utilizado para designar o cinema.

“A proposta é criar um cinema alternativo gratuito na cidade, e quem sabe levar para os interiores que possuem Sesc, em alguma oportunidade. Fixar as sessões na quinta-feira é uma maneira de posicionar a quinta feira, como dia de CineSesc para a comunidade. A busca é para promover a marca cultural do Sesc e incentivar o público a prestigiar o cinema nacional,” disse Matheus Vasconcelos, coordenador de Cultura do Sesc.

Os próximos filmes exibidos serão votados pelo próprio público, que ao final de cada sessão poderá depositar o seu voto em uma urna disponível no local. 

Tropa de Elite 2

Em 1997, o Rio de Janeiro aguarda a visita do Papa João Paulo II. Apesar da cidade estar vivendo em uma situação quase de guerra entre o tráfico e a polícia, o pontífice passará sua temporada na casa do Arcebispo, no Morro do Turano. Assim, os responsáveis por garantir a segurança durante a visita serão os policiais do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar, o BOPE. Esta divisão, considerada a Tropa de Elite da polícia carioca, é a única incorruptível, mas não mede esforços para conter o tráfico. 

Às vésperas de ter seu primeiro filho, o Capitão Nascimento não agüenta mais a pressão de sua vida no batalhão, mas antes de sair precisa escolher um substituto. Este, além de ser honesto, tem de ser forte para suportar o trabalho. A vaga ficará entre dois aspirantes da PM, Neto e Matias. Enquanto um age de uma forma impulsiva, sem medir as conseqüências, o outro é extremamente racional, com pouca ação, mesmo quando se vê frente a um grupo de usuários de drogas. Para Nascimento, seu substituto ideal seria um misto dos dois, que é em que ele tentará transformar um deles.

Ficha Técnica

Diretor: José Padilha

Elenco: Wagner Moura

País de origem: BRA

Ano de produção: 2007

Classificação: 16 anos

VIP’S

Marcelo não consegue conviver com sua própria identidade, o que faz com que assuma a dos outros e passe a ter diversos nomes, nos mais variados meios. Sonhando em ser um piloto de avião como o pai, aplica seguidos golpes e se envolve em inúmeras aventuras. Uma das mais conhecidas é quando finge ser Henrique Constantino, filho do dono da companhia aérea Gol, durante um Carnaval no Recife.

Ficha técnica

Data de lançamento: 25 de março de 2011 (Brasil)

Direção: Toniko Melo

Autora: Mariana Caltabiano

Música composta por: Antonio Pinto

Roteiro: Bráulio Mantovani, Thiago Dottori