Cultura

Chef roraimense Denise Rohnelt participa do Festival Fartura

Nos dias 4 e 5 de agosto, Festival oferece uma experiência completa ao público, apresentando a gastronomia desde sua origem até o prato

Mapear a gastronomia brasileira com seus personagens, produtores, cozinheiros, chefs, receitas, produtos e ingredientes – e seu caminho da origem até a mesa. Este é o trabalho realizado pela Plataforma Fartura – Comidas do Brasil.

E nos dias 4 e 5 de agosto, a terceira edição do Festival Fartura – Comidas do Brasil São Paulo, no Jockey Club, materializa todo este conteúdo para o público com mais de 75 atrações gastronômicas, sendo o único evento que reúne na cidade representantes de todos os estados brasileiros. Quem representa Roraima é a chef Denise Rohnelt, de Boa Vista. No espaço Conhecimento, ela ministra um workshop sobre o mundo maravilhoso dos Tucupis.

Segundo ela, o prato é Arroz de Costela de Porco com Tucupi Negro e Pimenta de Cheiro. O Caldo de Tucupi Amarelo com Jambu e o do arroz serão os pratos ensinados e que serão servidos na degustação.

“É a segunda vez que eu participo da Fartura São Paulo, e apresento uma pesquisa que já realizo há dez anos, onde eu mostro que não existe apenas o Tucupi amarelo, muito utilizado no famoso prato ‘Tacacá’ e no ‘Pato de Tucupi’. Nossa proposta é mostrar os mais diversos tipos dessa iguaria, originados não só de Roraima, mas também da Venezuela, Guyana e Peru”, ressaltou. Denise possui uma página e um canal dedicado à culinária roraimense veiculado no Jornal Folha de Boa Vista.

No Festival, os visitantes terão a oportunidade de experimentar pratos, participar de palestras, aulas teóricas e interativas, assistir às cozinhas ao vivo e levar produtos e ingredientes para casa. Além de curtir uma programação artística pensada especialmente para o evento. Entre as atrações desta edição, estão o pianista de blues Ari Borger, o grupo instrumental Duo Finlândia e a banda Charanga do França, liderada pelo saxofonista e compositor Thiago França, entre clássicos da música brasileira e do jazz e composições próprias.

Todas as atrações gastronômicas do evento foram pesquisadas por meio da Expedição Fartura – Comidas do Brasil, que já percorreu todos os Estados brasileiros, mais o Distrito Federal. Foram mais 70 mil quilômetros, visitando mais de 200 cidades e entrevistando mais de 500 personagens da culinária do país, coletando informações sobre chefs, produtores, produtos, ingredientes, mercados e receitas.

Neste ano, os Festivais acontecem do Sul ao Norte, em todas as regiões do Brasil. Já passou por Porto Alegre, em maio, e além de São Paulo acontecem em Tiradentes (de 24 de agosto a 2 de setembro), Belo Horizonte – nas versões tradicional (22 e 23 de setembro) e Kids (29 e 30 de setembro), Brasília (a informar), Fortaleza (10 e 11 de novembro), e Belém (26 e 27 de janeiro/19). A Plataforma Fartura também expandiu suas fronteiras e foi atrás de suas origens, em Portugal. No início de novembro, acontece a segunda edição do Festival Fartura – Comidas do Brasil em Lisboa.

A presença dos Festivais Fartura em todas as regiões, assim como a amplitude de suas pesquisas e o detalhamento dos conteúdos produzidos, consolidam o Fartura – Comidas do Brasil como a mais completa plataforma e fonte gastronômica do país. Confira os números e mais informações abaixo, após o serviço sobre o Festival em São Paulo.

Confira a programação:

Chefs e Restaurantes – Um espaço onde os chefs convidados preparam receitas especiais. Deliciosos pratos para que o público possa experimentar um pouco de tudo.

Cafira Foz – Fitó (São Paulo, SP) – Arroz castanho caldoso, com galinha-d’angola marinada em especiarias, banana-da-terra frita e farofa de miúdos.

Flávio Miyamura – Extasia e Vino (São Paulo, SP) – Tostado de milho com atum marinado e salada de algas.

Rodrigo Levino – Jesuíno Brilhante (São Paulo, SP) – Macaxeira na chapa com carne de sol cozida na nata fresca.

Luiz Filipe Souza – Evvai (São Paulo, SP) – Bomba com recheio de vitelo e molho de atum.

Olga Soares – Sagres (Brasília, DF) – Bacalhau espiritual. 

Rodrigo Bellora – Valle Rústico (Bento Gonçalves, RS) – Matambre recheado com pinhão e polenta de milho crioulo.

Flávio Trombino – Xapuri (Belo Horizonte, MG) – Porquinho do sertão com pirão de leite, pimenta-de-macaco, rôti de buriti e couve refogada.

Saulo Jennings – Casa do Saulo (Alter do Chão, PA) – Paella Tapajós.

Fabrício Lemos – Origem (Salvador, BA) – Aratu com farofa de dendê e arroz de coco.

André Saburó – Quina do Futuro (Recife, PE) – Ebi Korokke (croquete de camarão).

Petiscos, Lanches e Doces – Neste espaço, as estrelas são as guloseimas, sanduiches e petiscos que são referência da cozinha brasileira, preparados por chefs de várias partes do Brasil.

Miguel Romano – Casa Godinho (São Paulo, SP) – Empadas, bolinho de bacalhau, queijadinha e pastel de nata.

Tássia Magalhães – Pomodori (São Paulo, SP) – Bolo de chocolate com calda.

Aline Frey e Renata Vanzetto – Me Gusta (São Paulo, SP) – Bolinho thai de peixe curry verde e coentro.

Manuella Ferraz – A Baianeira (São Paulo, SP) – Pão de queijo recheado (requeijão de corte, goiabada e carne de panela).

Thiago Bañares – Tan Tan Noodle Bar (São Paulo, SP) – Pão chinês no vapor, churrasquinho coreano de alcatra, conserva de acelga, pepino e gergelim.

Talita Avelino – Atelier Talita Avelino (Manaus, AM) – Brownie amazônico: chocolate com castanha e geleia de cupuaçu, acompanhado de musse de cupuaçu com castanhas da Amazônia caramelizadas.

Marco Gil – Rosa Celeste (Fortaleza, CE) – Nachos do sertão cearense: chips de macaxeira, molho de queijo manteiga, carne de sol salteada, creme de abacate, pimenta-de-cheiro, pimenta-dedo-de-moça, coentros, molho de Pimenta e limão.

Victor Dimitrow – Peti (São Paulo, SP) – Bolovo.

Júlio Raw – Z Deli (São Paulo, SP) – Sanduíche de pastrami.

Caetano Sobrinho – Caê Restaurante e Bar (Belo Horizonte, MG) – Coxinha de carne de sol e requeijão de raspa.