Política

Cerca de 600 militares são beneficiados em Roraima

Promulgada pela Presidência da República, a lei abrange profissionais de 20 Estados

Pelo menos 600 militares do Estado serão beneficiados com a Lei 13.293/2016, que dá anistia a policiais e bombeiros militares que participaram de movimentos grevistas. A lei foi promulgada na quinta-feira passada, 02, no Diário Oficial da União (DOU), pelo presidente interino, Michel Temer.

Na avaliação do deputado estadual Soldado Sampaio (PC do B), o presidente entendeu que os profissionais fizeram um movimento reivindicatório, buscando a melhoria de condições de trabalho e melhores salários.

“Em momento algum caracterizou insubordinação ou algum crime militar. Fomos anistiados e isso foi um passo importante para o reconhecimento do direito dos trabalhadores da segurança pública, em especial dos policiais e bombeiros militares”, afirmou.

O deputado acrescentou que ainda falta muito a ser feito com relação às conquistas da categoria, mas a Lei da Anistia é um avanço, resultado, segundo ele, da mobilização dos movimentos e da compreensão do processo político em eleger representantes da categoria. “Entendemos que a luta continua, precisamos lutar permanentemente”, disse.

A Lei da Anistia abrange policiais e bombeiros militares grevistas de 20 unidades federativas, sendo elas: Amazonas, Acre, Mato Grosso do Sul, Paraná, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina, Tocantins e Distrito Federal.

O Código Penal Militar proíbe os integrantes das corporações de fazerem movimentos reivindicatórios ou greve, punindo as insubordinações. A nova lei anistia militares que participaram de movimentos ocorridos a partir de 13 de janeiro de 2010.

“Em Roraima, nem todos os 600 militares que deflagraram o movimento foram indiciados, apenas as lideranças, mas a gente tinha receio de abrir um precedente das lideranças e depois chegar aos demais policiais. Então, todos estão anistiados, tanto as lideranças, como aqueles que participaram direta ou indiretamente do movimento”, finalizou Sampaio.

Com informações da Supcom ALE-RR