Cultura

Católicos fazem procissão para Nossa Senhora da Conceição

Programação terá procissão, missas e bingo neste sábado, 8

Tradicionalmente, no dia 8 de dezembro, católicos celebram com uma programação especial o dia de sua padroeira, Nossa Senhora do Carmo e de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. De acordo com o padre Paulo Mota, da Diocese de Roraima, procissão em homenagem ocorrem em todas as comunidades católicas dedicadas a santa.

“A procissão começa a partir das 17h de hoje da Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo, com uma caminhada no Centro Histórico de Boa Vista, logo em seguida uma missa que ocorre em frente a Igreja, e depois haverá um arraial com comidas típicas e o bingão. A programação é destinada a toda família” disse.

No mesmo horário, uma programação semelhante irá ocorrer na Igreja Nossa Senhora da Conceição, no bairro Buritis, zona Oeste, e outra no Município do Cantá e em Mucajaí.

“Todo o católico é convidado a participar e refletir sobre a nossa senhora que deu o seu sim com muita responsabilidade e compromisso, por isso nossa igreja vive esse momento olhando para o exemplo de Maria que é de seguimento de Jesus Cristo, e é claro, alimentando a palavra e eucaristia. Então pedimos para que o público venha reviver esse momento de fé e esperança, e fazer seus pedidos juntamente com a nossa Igreja de Roraima” disse Mota.

Procissão, missa e arraial acontecem em quatro igrejas católicas de Roraima (Foto: Divulgação)

HISTÓRIA – Este é o 109º ano em que a Nossa Senhora do Carmo é comemorada em Boa Vista. É a festa católica mais antiga do município. Mesmo antes de existir a procissão, a imagem já era devotada no entorno do Rio Branco.

A data original da padroeira é em junho, mas as chuvas que caem nessa época atrapalham os festejos. Por isso, ela é sempre comemorada em dezembro, junto com a Nossa Senhora da Imaculada Conceição, está instituída em todo o mundo pela Igreja Católica no século XIX. “Em Boa Vista, as duas imagens são celebradas juntas desde a década de 1980”, explica o padre.