Cotidiano

Cartão de confirmação será liberado nessa segunda

Os participantes devem ficar atentos ao horário de verão, que terá início no dia 4 de novembro, data de realização da primeira etapa do Enem

LEO DAUBERMANN

Editoria de Cidades

Os mais de 5 milhões de estudantes que estão com inscrições confirmadas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018) podem acessar o cartão de confirmação a partir desta segunda-feira, 22. O documento, que pode ser obtido na página do participante e fornece informações sobre local e horário de aplicação das provas, é de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A recomendação do Inep é que cada estudante conheça o melhor trajeto para chegar ao lugar sem imprevistos. Além do local e horário de aplicação das provas, o cartão também indica número de inscrição, data das provas, detalhes sobre atendimentos e recursos de acessibilidade – se foi solicitado –, e o idioma estrangeiro escolhido.

De acordo com o órgão, os dados preenchidos na inscrição são automaticamente inseridos nessa confirmação e que é muito difícil haver casos de inscritos que não encontrem seus cartões ou de informações equivocadas. De qualquer maneira, a orientação é que, havendo algum problema, o estudante entre em contato com os canais de atendimento do Ministério da Educação (MEC) pelo telefone 0800616161 ou pelo link Fale Conosco, no site da pasta, para que a demanda seja verificada.

DATA DAS PROVAS – As provas serão aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro em todo o país. No primeiro dia do exame (4/11), serão aplicadas as provas de linguagem, ciências humanas e redação. A aplicação terá cinco horas e meia de duração. No segundo dia (11/11), haverá provas de ciências da natureza e matemática. Os estudantes terão cinco horas para resolver as questões.

HORÁRIO DE VERÃO – O horário de verão terá início no dia 4 de novembro, data de início da realização da primeira etapa do Enem. Por isso, os candidatos devem prestar atenção aos horários descritos no cartão de confirmação, que leva em consideração o horário de Brasília. Portanto, aqui em Roraima, a abertura dos portões acontece às 10h (12h/ horário de Brasília), o fechamento dos portões acontece às 11h (13h/ horário de Brasília) e o início das provas acontece às 11h30 (13h30/ horário de Brasília).

QUEDA NOS INSCRITOS – O Enem 2018 obteve 5.513.662 inscrições confirmadas e apresentou a maior queda de inscritos confirmados em relação aos anos anteriores. É o menor número já registrado desde a edição de 2011, com 5,4 milhões de inscrições confirmadas. Na edição do ano passado, o Enem 2017 registrou 6,7 milhões de inscrições confirmadas. Em 2016 foram computadas 8,6 milhões de inscrições confirmadas, já em 2015 foram 7,7 milhões e o recorde de participações foi no ano de 2014, na qual o exame alcançou 8,7 milhões de cadastros que pagaram a taxa ou tiveram isenção. Em 2013 foram registradas 7,1 milhões de inscrições confirmadas e 2012 atingiu o número de 5,7 milhões de inscrições confirmadas.