Polícia

Carreta arrasta fios, derruba postes e deixa famílias sem energia elétrica

Por volta da 9h30 de ontem, dia 14, uma carreta carregada de alimentas derrubou dois postes do canteiro central da Avenida Nossa Senhora da Consolata, bairro São Pedro, na zona Leste da Capital, e mais dois postes que ficam em frente duas residências. A ocorrência foi atendida por agentes da Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran).

A reportagem da Folha foi ao local do acidente e o motorista da carreta esclareceu que em outras ocasiões já fez o mesmo percurso e nada tinha acontecido. Ele revelou ainda que, a sua carreta está dentro do padrão estabelecido por lei, que é altura máxima de 4,90 metros. Ele informou que, pelo fato de um dos postes das residências ser baixo, a carreta acabou puxando o cabo de energia.

Como o cabo de energia não rompeu, por ser grosso, os postes não suportaram a pressão e quebraram praticamente ao meio. Os fios de alta tensão ficaram há poucos metros do chão, oferecendo riscos a quem passava pelo local, por isso a área foi isolada e o trânsito desviado, a fim de evitar qualquer incidente.

O motorista da carreta disse que é proprietário do veículo e que nunca tinha passado por isso. Permaneceu no local para dar informações aos agentes. Ele disse que a mercadoria que transportava irá abastecer um supermercado. Concluiu dizendo que não tinha culpa pelo acontecido e que os postes que ficam em frente às casas, conhecidos como padrão, devem ter no mínimo 5,20 metros de altura e por isso não arcaria com os custos, que caso alguém se sentisse lesado deveria procurar a Justiça.

Uma empresa que presta serviço à Eletrobras Distribuição Roraima fez um levantamento de todo o material necessário para reparar os danos e na tarde de ontem efetuou as trocas dos postes. O trânsito foi liberado em seguida. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. (J.B)