Esporte

Canoeiro faz trajeto de Roraima ao Amazonas em caiaque oceânico

O trajeto será feito no caiaque oceânico “Argo I”, considerado rápido e propício para longas distâncias

O canoeiro Hiram Reis e Silva fará mais uma aventura em sua carreira, desta vez, nos rios da Amazônia. Neste sábado, 01, as 5h  dará largada para a Expedição Descida dos Rios Tacutu-Branco-Negro. O ponto de partida será a ponte sobre o rio Tacutu, em Bonfim/Lethem. O final da expedição deve ocorrer na primeira semana de outubro, na praia do 2° Grupamento de Engenharia, em Manaus-AM, totalizando 1.250 km.

O trajeto será feito em seu caiaque oceânico “Argo I”, considerado rápido e propício para longas distâncias. Durante a viagem, serão realizadas entrevistas com a população ribeirinha, procurando identificar a relações com a flora e a fauna local. Relações essas que envolvem itens utilizados na alimentação, vestuário, remédios caseiros, até descrições de mitos e lendas. A ideia é de também verificar com os órgãos governamentais e não-governamentais projetos de pesquisa desenvolvidos na região.

Ano passado, Hiram Reis e Silva concluiu a última fase da Expedição Centenária Roosevelt-Rondon, no período de 04.08.2017 a 20.08.2017, percorrendo os Rios Paraguai e Cuiabá desde o Rio Apa, no Mato Grosso do Sul, até Cáceres, no Mato Grosso.

Sua última expedição foi a descida do rio Acre, desde Iñapari, no Peru, até a capital Rio Branco-AC.

O canoeiro já esteve em Roraima nos anos de 1982 e 1983, como comandante da 1ª Companhia de Engenharia e Construção, do 6º BEC, quando participou da obra de manutenção da BR-174. 

Hiram Reis e Silva é Canoeiro, Coronel de Engenharia, Analista de Sistemas, Professor, Palestrante, Historiador, Escritor e Colunista; Campeão do II Circuito de Canoagem do Mato Grosso do Sul (1989)

Ex-Professor do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA); Ex-Pesquisador do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx); Ex-Presidente do Instituto dos Docentes do Magistério Militar – RS (IDMM – RS); Membro do 4° Grupamento de Engenharia do Comando Militar do Sul (CMS)

Presidente da Sociedade de Amigos da Amazônia Brasileira (SAMBRAS); Membro da Academia de História Militar Terrestre do Brasil – RS (AHIMTB – RS); Membro do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul (IHTRGS – RS); Membro da Academia de Letras do Estado de Rondônia (ACLER – RO); Membro da Academia Vilhenense de Letras (AVL – RO); Colaborador Emérito da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG).Colaborador Emérito da Liga de Defesa Nacional (LDN).